terça-feira, 25 de outubro de 2011

O dia do Hip Hop realizado na escola em comemoração ao mês da criança,teve a parceria da Cufa Canoas, com oficinas de dança, break, grafite, basquete e a aula pratica dos alunos de transfotografia (Projeto da OI FUTURO-CUFA RS)que registraram o evento.
A coordenadora Helida Motta fala que os estudantes ja demonstram mudanças positivas, desde o inicio dos projetos, ocorrido ha quase
 um ano.                                                                                                  
João Lenon 

Parabéns pela iniciativa,diretora Geni ,orientadora Helida,Evelise,Nair equipe do mais educação e as professoras envolvidas, a vocês, que além de transmitir seus conhecimentos e suas experiências, levam a cultura Hip Hop para a escola.





João Lenon sendo entrevistado pela repórter do jornal Diário de Canoas,
Revelou que é apaixonado por dança e que o gosto pela música veio de casa.


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

#SaiunaMídia #PapoReto

Fórum Vida Urgente discute Liberdade x Maturidade: que jovem é esse? Camila Weinmann/ Comunicação Vida Urgente
“Conjugar o verbo agir no plural chamado responsabilidade social”. Para formar uma juventude cidadã na atitude, a Fundação Thiago Gonzaga e a Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria da Juventude, realizam no dia 26 de outubro o 8º Fórum Vida Urgente. Mais de 700 estudantes debatem o tema Liberdade x Maturidade: que jovem é esse? no Colégio La Salle Dores. Estes símbolos do protagonismo juvenil querem demonstrar que o senso comum está enganado ao afirmar que a juventude de hoje está alienada e é influenciada pelo que a sociedade a impõe.

O evento foi pensado ao longo do ano por lideranças jovens que fazem parte do Conselho da Juventude do Fórum. Um olhar sobre as diversas tribos, mídias digitais e desmistificação da cultura do herói são alguns dos assuntos da mesa temática da manhã. Entre os participantes estarão o professor Régis Gonzaga e do jornalista Manoel Soares. Uma apresentação do espetáculo Exército de Sonhos sensibiliza os jovens para as atividades da tarde, que prevê a construção de ações para serem desenvolvidas em cada escola e caminhada cívica até a prefeitura de Porto Alegre.

O Fórum
O Fórum Vida Urgente é um encontro anual para reflexão e debate sobre temas atuais relacionados à juventude. O evento é realizado pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga em conjunto com instituições sociais e de ensino desde 2004, e neste ano conta com a parceria da Secretaria da Juventude de Porto Alegre.

Cada escola e instituição organizadora participa da construção do Fórum como signatária. Além de um professor ou orientador representante, indica alunos para formar o Conselho da Juventude, que tem como objetivo construir um espaço de debate dinâmico que saliente o protagonismo social dos jovens. Neste ano participam jovens de escolas de Porto Alegre, Canoas, Carazinho, Santana do Livramento e Vale do Taquari.

Fonte: www.vidaurgente.org.br

domingo, 23 de outubro de 2011

Manoel palestra na Federasul

56% da população do Sul do Brasil se enquadra na classe C
De acordo com pesquisa do instituto Data Popular, atualmente 56% da população da Região Sul do Brasil se enquadra na classe C e que os jovens são o centro deste diagnóstico. Os dados foram apresentados durante o Meeting de Marketing da Federasul, nesta terça-feira (18), pelo cientista social e coordenador de pesquisa do Data Popular, João Paulo Cunha. O evento, mediado pela coordenadora da Divisão de Marketing da Federasul, Ângela Baldino, contou ainda com a participação do jornalista do Grupo RBS e Coordenador Estadual da Central Única das Favelas (CUFA), Manoel Soares.

Segundo Cunha a cada R$100 gastos na Região Sul, R$43 vem da Classe C e a educação é um dos principais ativos nesta ascensão. Isso porque o maior tempo de escolaridade reflete no aumento da renda e nas perspectivas profissionais. “Hoje, mais de 70% dos jovens entre 15 e 24 anos têm o Ensino Médio completo. É um número muito significativo se comparado com a geração dos seus pais, em que menos de 20% alcançava o mesmo nível de escolaridade”, explica. Além disso, a pesquisa indica que a classe C já é maioria nas universidades da Região Sul com 47%, percentual que se iguala ao número de pessoas das classes A e B juntas.

Por outro lado, Manoel Soares acredita que o sistema educacional atual não está acompanhando as necessidades desta classe, assim como outros setores da sociedade. Para ele, a ascensão da classe C não se trata de um movimento aspiracional como se pensava, é sim de uma transformação social e cultural. “O jovem da classe C não quer ser como o da A e B, ele quer ter os mesmos acessos, mas com uma identidade sua”, argumenta. Por esta razão ele acredita que a melhor maneira do marketing atingir estas classes é sendo feito por pessoas que pertençam a ela. “Não adianta querer inventar uma receita que venda para a classe C, antes é preciso sentir emoções e conhecer os interesse destas pessoas”, destaca.

Fonte: http://www.clesio.net/portal/exibir_noticias.php?id=680&titulo=56-da-popualacao-do-sul-do-brasil-se-enquadra-na-classe-c

Circuito de esportes Cufa no Promenor


Circuito de esportes Cufa no Promenor

Está sendo realizado o Circuito de Esportes Cufa no Promenor, que vem para fomentar e fortalecer os talentos esportivos da instituição que há mais tempo desenvolve trabalhos sociais com crianças e adolescentes de Frederico Westphalen.
O responsável pelas oficinas de basquete e futsal, responsável pelo circuito Promenor, Alan Silveira salienta a importância das atividades desenvolvidas com as crianças “Se não fosse pela entidade muitas crianças estariam na rua sem ter o que fazer aqui eles vem para estudar, praticar esportes e ainda fazem duas ótimas refeições”. 
Já para Roberto Torres Junior coordenador da Cufa “Os professores e o Chester que é o presidente, são nossos amigos, hoje a Cufa tem projetos de taekwondo, futsal, atletismo e basquete aqui no Promenor. Escolhemos a instituição por que no nosso ponto de vista nossos projetos somam aos esforços diários das pessoas que ali trabalham, assim formando uma série de ações que com certeza impactam na vida desses jovens, podendo assim juntos mudar realidades e oferecer um futuro melhor”.
A professora que cuida das crianças Silvania Bueno da Silva frisa a importância do projeto, “Para as crianças é muito importante para desenvolver a coordenação motora, o respeito aos colegas, a educação um com o outro e os demais aprendizado que eles adquirem. E, além disso, eles não estão na rua em contato com drogas, fazendo coisas que não prestam. Aqui se torna uma casa para eles”. 
O circuito começou com futsal, nas próximas semanas serão realizados os jogos de basquete, atletismo e handebol.


Fonte: http://www.jornalfrederiquense.com.br/vernoticia.php?id=327

CUFA PELOTAS NA SEMANA DO HIP-HOP/PELOTAS



Semana do Hip Hop gera pauta com Fabrício Tavares



         Representantes de diversas entidades cujo foco é a cultura hip hop do Município, estiveram reunidos, na tarde desta terça-feira (11), com o prefeito em exercício, Fabrício Tavares. Durante o encontro, Fabrício sancionou a Lei de no 5.843, datada de 05 de outubro, e que institui a Semana Municipal do Hip Hop, a ser realizada, anualmente, na segunda semana do mês de outubro, integrando o calendário oficial de eventos de Pelotas.
         A Semana do Hip Hop é instituída como sendo um espaço cujo objetivo é a divulgação de trabalhos realizados nas diversas modalidades artísticas, características do movimento, como é o caso do “break”, do grafite e do rap.
         Segundo Fabrício, a ideia central da lei diz respeito à ação de agregar a cultura hip hop às demais manifestações culturais promovidas pelo Município.
         Durante o encontro, que contou também com a presença do superintendente de Manifestações Populares da Secult, Daniel Amaro, ficou definido que no próximo dia 12 de novembro, ocorrerá, no Parque D. Antônio Záttera, uma série de atividades alusivas à cultura em questão, tais como shows musicais, grafite, skate, e muita música, demarcando o Dia Mundial do Hip Hop.
         Segundo o representante da Central Única das Favelas (Cufa), Sandro Mesquita, trata-se de um momento especial para a cultura hip hop, que tem sua importância reconhecida pelo Poder Público, ganhando um importante apoio, utilizando a arte como um fim social.
         Também participaram do encontro os representantes das seguintes entidades: DJ Vagner mix MH2 Pel – Movimento Hip Hop de Pelotas; Mabeicker – Programa Hip Hop Sul e Dom Brown - BDR Produções, Rapper Ligado- Programa Com. Hip-Hop,104.5.

Data: 11/10/2011
Hora: 18:34
Redator: ASCOM -
Fotógrafo: Rafa Marin 


domingo, 17 de julho de 2011

CUFA e Brigada Militar no Futebol

 

Todos convidados para o nascimento de um projeto necessário e inusitado.
Depois das reclamações de abusos policiais na região da Cruzeiro, a Central Única das Favelas (Cufa) propôs ao 1o BPM uma nova relação da polícia com a comunidade. Para alegria de todos, o convite foi aceito e a Brigada MIlitar vai apartir deste sábado, invadir de uma forma diferente o Morro Santa Teresa, juntamente com a Cufa para levar esporte, cidadania e saúde para mais de 100 jovens da Comunidade Nossa Senhora do Brasil.
Além disso, acontecerão encontros entre mães e comandantes do batalhão para debater os impactos das operações policiais na região.

Neste sábado dia 16, à partir das 14hs com a presença de MC Jean Paul (músico) e Alice Bastos (apresentadora da RBS TV) acontecerá o lançamento do projeto "Teu Lugar - Quem se conhece não se odeia.", onde policiais vão ensinar futebol, disponibilizar coletes e bolas, fornecer acompanhamento médico para alunos do projeto, aula de música e cidadania.

O objetivo do projeto é que romper o medo da farda existente e fazer com que os policiais ajam de maneira profissional em suas abordagens, afinal quem se conhece não se odeia.

Pois bem, você é nosso convidado para esse primeiro passo que pode ser pequeno aos olhos, mas simbólico para uma sociedade em conflito.

Informações:
(51) 3224.3995 (51) 7813.9132 ou pelo email: dinora@cufars.org.br

terça-feira, 12 de julho de 2011

Políticas públicas para juventude foram debatidas na Câmara

Mais de cem pessoas foram à Câmara de Vereadores de Pelotas na noite desta segunda-feira (11) para prestigiar o seminário “Da redemocratização à ampliação dos espaços democráticos: a luta pela frente parlamentar em defesa da juventude”, que contou com a participação do professor Renato Della Vechia, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), e do deputado estadual Catarina Paladini (PSB).


- O grande trunfo deste evento foi a oportunidade de poder reunir representantes dos mais diversos segmentos da sociedade civil - afirma Catarina.
Durante o seminário, o deputado apresentou a Frente Parlamentar em Defesa da Juventude, proposta por ele na Assembléia Legislativa do Estado, e o Projeto de Emenda Constitucional 212/2011, de sua autoria, que propõe a criação do Conselho Estadual de Juventude no Rio Grande do Sul.
- Ao inserir o Conselho na constituição, garantiremos a possibilidade de discutir políticas públicas permanentes e não apenas iniciativas governamentais - explica o parlamentar.
Além dos palestrantes, estiveram presentes no seminário o coordenador cultural da Central Única das Favelas (Cufa-Pelotas), Sandro Mesquita, e o produtor cultural Manoval Robe, que representou o Circuito Fora do Eixo. Também participaram das discussões as juventudes partidárias e os estudantes que participarão do 52° Congresso da União Nacional dos Estudantes, em Goiânia.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

CUFA RS REALIZA ENCONTRO DAS PERIFERIAS

 No dia 03 de julho, na Assembléia Legislativa, movimentos e lideranças sociais se reunem para o bem comum.

      A Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul – CUFA RS - é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, atuante nas comunidades gaúchas há mais de 06 (seis) anos, estimulando e criando ferramentas e tecnologias sociais capazes de promover desenvolvimento e inclusão social.

     Sendo assim e com o objetivo de debater e propor ações de políticas públicas voltadas às comunidades do Estado, a CUFA RS realizará no dia 03 de Julho de 2011 o I ENCONTRO ESTADUAL DE PERIFERIAS, no Teatro Dante Barone, localizado na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O encontro visa reunir representantes de periferias, lideranças e movimentos sociais de todo o Estado do Rio Grande do Sul, no período das 09h30 às 18h00, para abordar temas como: Política na Favela, Nossa Cultura e Sustentabilidade.

    Dentro da programação, os participantes poderão debater assuntos como a identidade cultural nas favelas, acesso e produção cultural, combate à violência, quais as dificuldades e possibilidades de participação do Estado, dentre outros temas.

   O resultado dessas discussões será apresentado em forma de documento, contendo também as propostas de políticas públicas e ações voltadas para as comunidades com base em suas necessidades reais.
Compareça. O Encontro é das Periferias, mas contribuirá para o desenvolvimento de todo o Rio Grande do Sul.

Programação:

09h30 – Credenciamento

10h00 – Mesa de ABERTURA

10h30 – 1º Mesa: Sustentabilidade: Microsseguros, Microcrédito e Economia Solidária
Entre os convidados estão: Laerte Lacerda, Ricardo Tavares e Rita Patussi

12h30 – Saída para almoço

14h00 – 2º Mesa: Política na Favela: Combate à violência, Políticas Públicas de Segurança e Polícia Comunitária
Entre os convidados estão: Letícia Lemos e Marcos Rolim

16h00 – 3º Mesa: Política na Favela: Participação política e Importância/alternativas de fazer Política
Entre os convidados estão: Rene Silva dos Santos e Sissi Mazzetti

17h00 – 4º Mesa: Nossa Cultura: Identidade e aspectos culturais
Entre os convidados estão: Ricardo Macieira e Anderson Luiz Alves de Oliveira (Quak)

18h00 – Encerramento

O Encontro será transmitido pelo twitter @CufaRS_ e terá certificado de participação.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

CUFA E FORUM SOCIAL DO MOV. NEGRO VISITAM PRESIDENTE DA CÂMARA DE PELOTAS


Integrantes do Fórum Social do Movimento Negro de Pelotas estiveram reunidos com o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Eduardo Leite e com o Secretário Municipal de Igualdade Social, Marcos Garcia, encaminhando documento em resposta a análise técnica realizada pelo executivo local, a despeito da solicitação do cumprimento da Lei 5.639/09, que rearticula o referido Conselho.
Na ocasião, através de documento devidamente protocolado, fora solicitado aos referidos representantes do Legislativo e Executivo o encaminhamento efetivo da publicação do Edital iniciando o Processo que deverá culminar com a eleição dos membros do CMPDCN no próximo biênio.
Oportunamente, os membros representantes do Fórum, aproveitaram a ocasião para sublinhar a importância da rearticulação imediata do referido Conselho, intuindo disponibilizar de pronto esse instrumento social que deverá funcionar como suporte a todos os anseios da População Negra local.
Por: Fábio Gonçalves
Foto: Juliana Soares

terça-feira, 14 de junho de 2011

Movimento Negro marca presença nas atividades do bicentenário

O Fórum Social do Movimento Negro de Pelotas (MNP) insere-se na programação alusiva aos 200 anos do Município. A confirmação veio por meio de reunião realizada na tarde de hoje (14), na qual os integrantes do Fórum entregaram ao vice-prefeito, Fabrício Tavares, e ao Superintendente da Secult, Daniel Amaro, documento contendo protocolo de intenções a serem desenvolvidas sob forma de projetos alusivos às questões inerentes ao Povo Negro de Pelotas, dentro da programação que está sendo elaborada com vistas à comemoração do bicentenário da cidade.
  Segundo Fábio Gonçalves, representante do Fórum, as ideias foram debatidas ao longo de reuniões do grupo, que é composto ainda pelo Sindicato dos Jornalistas, Central Única das Favelas (CUFA), Jornal do Sul e cooperativas locais. Ele salienta que a visita atende a solicitação do Executivo e destaca como um dos principais objetivos do Movimento Negro, neste momento, a rearticulação do Conselho da Comunidade Negra de Pelotas.
         Para o vice-prefeito e coordenador geral dos eventos alusivos ao bicentenário, a presença do Movimento Negro, por meio da programação sugerida, qualifica ainda mais as comemorações, pois Pelotas é composta por 23 etnias diferentes, todas elas fundamentais para o desenvolvimento do Município.
Dentre as atividades sugeridas pelo grupo estão: Concurso de Contos e Poesias nas escolas locais; realização da Rústica Zumbi dos Palmares; Festival Favela – Música, Esporte e Arte; Coletânea – Mostra de Rap, utilizando como temática os 200 anos do Município; realização de documentário sobre a história local do samba e seus precursores em Pelotas; Marcha Regional do Povo Negro e diversas outras atividades.
         Participaram do encontro, além de Fabrício e do coordenador do Fórum do Movimento Negro, Fábio Gonçalves, a secretária executiva da Comissão Organizadora dos 200 anos, Michele Lima; o representante do Jornal do Sul, Flávio Souza; Sandro e Edson Mesquita, ambos representantes da Central Única das Favelas (CUFA); o jornalista Carlos Machado, representando o Sindicato dos Jornalistas, e Luiz Augusto Lobo Bandeira, representando cooperativas ligadas ao MNP.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cultura recebe integrantes dos Clubes Sociais Negros

O secretário de Estado da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, recebeu no final da tarde de segunda-feira (23) a visita dos representantes dos Clubes Sociais Negros do RS. Neir Madruga, do Clube 24 de Agosto de Jaguarão, e Luis Carlos de Oliveira, da Comissão Nacional dos Clubes Sociais Negros, apresentaram os projetos e as demandas do movimento no estado e no Brasil. 

Participaram ainda da reunião o diretor de Cidadania Cultural, Marcelo Azevedo, e o coordenador de Culturas Populares, Sandro Santos, que ficaram encarregados da interlocução direta com o movimento. No Brasil, há mapeados aproximadamente 120 clubes sociais negros, sendo 57 no RS. O levantamento está no site www.clubessociaisnegros.com.br

sábado, 21 de maio de 2011

No dia da Libertação da África, Entidade das Nações Unidas participa em Alagoas do “Ígbà- III Seminário Afro-Alagoano.

Arísia Barros

No dia da Libertação da África, Entidade das Nações Unidas participa em Alagoas do “Ígbà- III Seminário Afro-Alagoano.
A ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres foi criada no dia 2 de julho de 2010 pela Assembléia Geral da ONU, tendo como objetivo atender as necessidades e demandas das mulheres e meninas do mundo inteiro.
Segundo o secretário-geral adjunto Asha-Rose Migiro, com a criação da nova entidade a proposta é avançar em conjunto nos esforços para alcançar os objetivos de igualdade, desenvolvimento e paz para atender as necessidades e demandas das mulheres e meninas do mundo inteiro.
"Mulheres da ONU vai aumentar significativamente os esforços da ONU para promover a igualdade de gênero, expandir as oportunidades e combater a discriminação em todo o mundo", Secretário Geral da ONU Ban Ki-moon, disse.
Diplomatas da ONU disseram que as negociações sobre a criação da ONU Mulher levou quatro anos devido a desacordos entre países ocidentais e alguns países em desenvolvimento. A ONU Mulheres unifica quatro divisões existentes das Nações Unidas que tratam de questões das mulheres.
Dia 25 de maio, dia intitulado como Dia da Libertação da África e Dia da Indústria, Ana Carolina Querino- Coordenadora de Direitos Econômicos da ONU Mulheres, estará em Alagoas participando do “Ígbà- III Seminário Afro-Alagoano: “A ONU Mulheres e a Equidade de Gênero”, para promover o lançamento da coletânea audiovisual “Mulheres no Cone Sul”.
O Ígbà-III Seminário Afro-Alagoano realização do Projeto Raízes de Áfricas conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e da Polícia Civil do estado de Alagoas.
Ana Carolina Querino terá, também, como missão em Alagoas reunir-se com lideranças empresariais, visando à divulgação dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, propostos pelo UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) e pelo Pacto Global das Nações Unidas.
Iniciativa Pioneira
Em curso desde 2004, os Princípios de Empoderamento das Mulheres são considerados a maior iniciativa global de cidadania corporativa e contam com a adesão de 7 mil empresas em mais de 135 países. Tem como objetivo proporcionar condições para que as mulheres participem plenamente da vida econômica em todos os setores e níveis da atividade econômica. Visa também atingir os objetivos internacionalmente acordados para o desenvolvimento, a sustentabilidade e os direitos humanos, melhorar as condições de vida para as mulheres, homens, famílias e comunidades e impulsionar as operações e metas dos negócios.
O Ígbà- III Seminário Afro-Alagoano acontece dia 25 de maio, das 08 às 16 horas, na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, com certificação de 10 horas.
A inscrição é grátis e para solicitá-la é preciso escrever para o e-mail raizesdeafricas@gmail.com.

Serviço: Ígbà- III Seminário Afro-Alagoano
Data: 25 de maio
Horário: 08 às 16 horas.
Local: Federação das Indústrias do Estado de Alagoas
Avenida Fernandes Lima, 385 Casa da Indústria,
Informações: (82)8815-5794/8827-3656
Programação
08h00- Abertura oficial
08h30- Composição de Mesa
8h40-Apresentação afro artística
9h00- Lançamento da coletânea audiovisual “Mulheres no Cone Sul”.
Ana Carolina Querino- Coordenadora de Direitos Econômicos da ONU Mulheres
Exibição de uma reportagem da série “Direitos econômicos para as mulheres
11h00- Debate
12h00- Pausa para almoço
14h00- Palestra:
O impacto do racismo e da violência sexual na construção identitária das meninas.
15h00- Socializando os Princípios de Empoderamento das Mulheres
Ana Carolina Querino- Coordenadora de Direitos Econômicos da ONU Mulheres
15h30- Debate
16h00- Encerramento

terça-feira, 17 de maio de 2011

Novidades do I Encontro de Periferias

Com nova data mais a mesma mobilização, o I Encontro Estadual de Periferias começa a apresentar seus palestrantes.
Adicionar legenda


Para melhor atender as entidades interessadas e oportunizar que mais pessoas possam participar desse grande momento de união de forças, a CUFA RS mudou a data do I Encontro Estadual de Periferias que seria dia 29 de maio. A nova data é dia 03 de Julho, domingo, mantendo o mesmo local e a mesma programação.

Com o apoio da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, o encontro vai abordar os temas: política, cultura, sustentabilidade e esporte. Como as periferias estão se relacionando com o poder público e a política, de que forma estão desenvolvendo sua sustentabilidade local preservando sua “cultura” ou não e um assunto que vai alimentar muitas discussões neste e nos próximos quatro anos que é o impacto da realização da Copa do Mundo no Rio Grande do Sul.

Iniciando os preparativos para o Encontro, a CUFA RS começa a apresentar os palestrantes que contribuirão para os debates e para a formulação das propostas de políticas públicas para as questões relacionadas às periferias.

Para falar sobre algumas realidades das periferias, contaremos com os palestrantes Preto Zezé, Presidente Nacional da CUFA, e o raper Linha Dura, Coordenador Estadual da CUFA Mato Grasso. Saiba mais sobre eles:
Linha Dura




Paulo Fagner da Silva Ávila, comumente chamado por Linha Dura, é Rapper Cuiabano engajado em movimento social e militante do Movimento Hip-Hop, desde o ano de 1996.

Tem grande atuação em projetos sociais em Mato Grosso através da CUFA – Central Única das Favelas e vem estimulando ações sociais em Goiânia, Brasília, Mato Grosso do Sul e outras regiões fora do eixo. Sua bandeira é atuação social por meio do Hip Hop. Já realizou shows e dividiu palco com grupo paulista SNJ, Apocalipse 16, Racionais MC’s, MV Bill, Nega Gizza entre outros.

Tem sob sua coordenação no Mato Grosso, entre outros projetos, o Projeto Pixaim, dentro do Núcleo Maria Maria que trabalha a auto estima das mulheres negras bem como constrói possibilidades de geração de renda com produção de camisas, artesanato, livros e produção de eventos.

Ele estará na mesa sobre cultura.

Preto Zezé




Francisco José Pereira de Lima ou Preto Zezé é Presidente da CUFA Brasil, produtor cultural, educador e foi membro do Conselho Nacional de Juventude por dois anos. Foi o idealizador dos projetos Se Liga: o Som do Hip-Hop (com o grupo Comunidade da Rima, no ar ao vivo pela Universitária FM 107.9 desde 1999), Ronda Cultural (parceria com secretarias estaduais de Cultura e Segurança Pública), Selva de Pedra - A Fortaleza Noiada (documentário em DVD lançado em 01/dez/09 e livro em finalização), e da Rede Aliança Social contra o Crack junto a órgãos e entidades parceiras.

Atualmente está engajado na luta contra o crack, articulando políticas públicas, fazendo a ponte entre Ministérios e comunidades em todo o Brasil. Para o Encontro ele traz suas experiências na mesa de política.


Continue acompanhando os preparativos para o I Encontro Estadual de Periferias. Para fazer sua inscrição antecipada entre em contato pelo e-mail cufa4@portoweb.com.br e solicite a ficha de inscrição. Daí é só preencher e enviar para o mesmo e-mail.

Não fique de fora.

I Encontro Estadual de Periferias

CUFA RS


Náthaly Weber - Coordenadora Geral

Núcleo de Comunicação CUFA RS

Relações Públicas

Twitter: @_weber skype: nathaly.weber

msn: nathalybavaresco@hotmail.com

(51) 8513-5771

www.cufars.org.br

terça-feira, 10 de maio de 2011

Presidente da CUFA participa de audiência pública sobre crack nesta quarta, em Palmas-To

O presidente nacional da CUFA – Central Única das Favelas, Preto Zezé, participa nesta quarta-feira, 11, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins, de uma audiência pública sobre o crack, realizada pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone.

A audiência pública tem como objetivo promover o debate e obter subsídios para a construção de recomendações para o enfrentamento desta problemática no Estado do Tocantins.
Às 14h, Preto Zezé falará sobre a experiência ao enfrentamento do crack na cidade de Fortaleza (CE). Ainda na programação será exibido o documentário Selva de Pedra – A Fortaleza Noiada, produzido pela CUFA-CE.
“O crack vem exterminando jovens no país inteiro e aqui no Tocantins a situação não é diferente, vamos participar desta audiência porque acreditamos que juntos, sociedade civil e poder público, podem e devem encontrar soluções para enfretamento ao uso do crack”, ressaltou o coordenador da CUFA no Tocantins, Nélio Lopes.

Preto Zezé
Francisco José Pereira de Lima, o Preto Zezé, é presidente da CUFA Brasil, produtor cultural, educador, é também idealizador dos projetos *Se Liga: o Som do Hip-Hop* (com o grupo Comunidade da Rima, no ar ao vivo pela Universitária FM 107.9 desde 1999), *Ronda Cultural* (parceria com secretarias estaduais de Cultura e Segurança Pública, *Selva de Pedra - A Fortaleza Noiada* , documentário em DVD lançado em dezembro de 2009 e livro em fase de finalização.


Confira abaixo programação da Audiência Pública
Data: 11 de maio de 2011, quarta-feira

Horário: 8h30min

Local: Assembléia Legislativa - Palmas-TO

8:30h - Recepção, Inscrição e entrega de material
8:40- Abertura
9:00h - Panorâmica sobre as drogas com enfoque no Crack: um olharinterdisciplinarPalestrante: Jorge Barbosa da Silva. Farmacêutico bioquímico. Mestre emPrograma de Prevenção ao uso de drogas. Florianópolis - SC
10:50h - Intervalo
11:00h - Enfrentamento do Crack no Estado do Tocantins: Governo doEstado, Ministério Público, Defensoria Pública, Assembléia Legislativa, Tribunalde Justiça,Organização da Sociedade Civil que atua na área e Rede de JovensProtagonistas de Palmas
12:00h – Intervalo para Almoço
14:00 - Enfrentamento do Crack: a experiência de Fortaleza - CE – Palestrante:Preto Zezé – Presidente da CUFA Brasil
15:30 h – Propostas e encaminhamentos da Audiência Pública
18:00 h – Exibição do Filme/documentário “Fortaleza Noiada”

Sobre o Documentário Selva de Pedra – A Fortaleza Noiada

O documentário produzido em 2009 pela CUFA-CE tem duração de 45 minutos e aborda a questão do consumo de crack na Capital cearense.
Há cerca de 10 anos o crack chegou a Fortaleza, conquistando novos consumidores em todos os setores sociais e faixas etárias. Diversas questões sociais estão associadas ao uso de crack. A CUFA-CE buscou levantar esse debate, a partir da produção de um documentário.
Dirigido por Preto Zezé e Edmar jr., o documentário mergulha no circuito que envolve, igualmente, o lado mais underground e o lado mais elitizado da cidade, delineando uma cartografia das zonas atingidas pela droga e a estrutura do mercado que as envolve, as pessoas que dele participam, seus códigos e leis internas. A intenção é favorecer a análise desta realidade, tornada um complexo problema inclusive por sua associação com a escalada da violência -- infelizmente uma situação que também se apresenta, em sua crueza, nos centros urbanos de todo o País.
São parceiros no apoio ao projeto Selva de Pedra - A Fortaleza Noiada* a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Governo do Estado do Ceará, a COELCE-Cia. Energética do Ceará e o BNB-Banco do Nordeste do Brasil.



(Flávia Quirino, com informações do CEDECA e CUFA-CE)

domingo, 8 de maio de 2011

I Encontro Estadual das Periferias

Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul – CUFA RS reúne lideranças, ativistas e militantes sociais para falar de futuro!



No dia 29 de maio de 2011 a CUFA RS irá reunir, em Porto Alegre, representantes de periferias de todo o Estado gaúcho e lideranças em geral no I Encontro Estadual das Periferias. O objetivo é debater e propor ações de políticas públicas dentro dos temas: política, cultura, sustentabilidade e esportes.

O evento acontece no Auditório Dante Barone, na Assembléia Legislativa, e durante todo o dia serão discutidos temas como a relação das favelas com os diferentes agentes políticos e poder público; como trabalhar a “cultura” de viver na favela e as novas formas de lidar com o mundo à sua volta; a sustentabilidade do desenvolvimento social das favelas e inclusão e perspectivas das comunidades para o esporte.

Todas as instituições e movimentos sociais estão sendo convidados para este grande momento onde iremos discutir e elaborar proposta de ações e políticas públicas calçadas nos interesses das comunidades e focadas no desenvolvimento social e humano. O material produzido será divulgado e disponibilizado a todos que queiram apoiar e fazer com que essas propostas saiam do papel.

Serviço

O quê? I Encontro Estadual das Periferias

Quando? 29 de maio, domingo.

Onde? Auditório Dante Barone, Assembléia Legislativa, Porto Alegre.

Horário? 8h às 12h e 14h às 18h.

Entrada gratuita


Mais informações: cufa4@portoweb.com.br

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Lula Parabenliza Cufa no Fórum Social Mundial

A Cufa por convite da Petrobras participa do Fórum Social Mundial que acontece na cidade de Dakar no Senegal. O representante da Cufa, Manoel Soares nesta segunda feira foi recebido por movimentos sociais locais que lhe apresentaram iniciativas na área de educação e saúde.

Na parte da tarde a Cufa foi convidada a participar do evento mais esperado desta edição do Fórum, a visita do ex - presidente Lula. Ao lado das maiores autoridades africanas Lula destacou a importancia de momentos como os vividos em Dacar, pois há 10 anos, relembrou que na cidade de Porto Alegre, participou da primeira edição onde muitos dos problemas discutidos hoje do mundo foram apontados.

Entre suas falas, Lula destacou que os países considerados favelas do mundo, hoje representam soluções e que em menos escala é importante não desconsiderar as nações e comunidades mais pobres, pois produzem conhecimento e cultura.

Quando perguntado sobre movimentos sociais no Brasil, o ex - presidente Lula puxou uma camiseta da Cufa e frente as cameras de todo o mundo, ele disse que iniciativas como estas tem grande importância para o desenvolvimento social. Para concluir, parabenizou as ações da Cufa em todo o mundo e reafirma sua admiração ao trabalho realizado nos mais de 12 países do mundo.

 


Manoel Soares
RBS TV

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ENCONTRO ESTADUAL DA CUFA- RS

Encontro Estadual CUFA RS
05 de Fevereiro 2011
Canoas/RS

MAIS UM ANO QUE VEM E JUNTO COM ELE PLANEJAMENTOS, PLANILIAS, ESTRATÉGIAS, CRONOGRAMAS, PARA QUE OS PENSAMENTOS, DESEJOS, AÇÕES E PROJETOS POSSAM ALCANÇAR AS METAS E DIREÇÕES PRÉ-ESTABELECIDAS OU NO MÍNIMO POSSAM TER UM ÊXITO QUASE QUE COMPLETO. TODAS AS GRANDES EMPRESAS, INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS OU NÃO TEM SEU MOMENTO DE COLOCAR AS IDEIAS NO PAPEL. A CUFA RS TAMBÉM. COM O OBJETIVO DE FAZER COM QUE AS FERRAMENTAS USADA POR ELA PARA INCLUIR E DAR VISIBILIDADE A JOVENS, MULHERES E PESSOAS EM GERAL VINDAS DAS PERIFERIAS DO RIO GRANDE DO SUL, FAZ O SEU ENCONTRO ANUAL PARA ESTABELECER UM NOVO OLHAR NA FORMA DE TRABALHAR DA SUA INSTITUIÇÃO.

8h – Credenciamento/Recepção
Equipe Canoas

8h30min – Abertura do evento
Tema: Roda de apresentação das bases e seus projetos.
Cristiano Oliveira, Michelli Fernandes, Janaina Bragança, Roberto Júnior, Rogério Santos, Edson Mesquita, Cátia Tubino da Rocha, Tatiane Souza, Wagner Souza, Ivanete Pereira.

11h – Primeira mesa
Tema: CUFA RS – postura, avanço e metas para 2011
Tema transversal: Panorama politico do RS e do Brasil e as possibilidades de parcerias
Palestrante: Manoel Soares e Dinorá Rodrigues

12h30min/14h – Almoço
Equipe Canoas

14h30 – Segunda mesa
Tema: Comunicação CUFA
Palestrante: Nathaly (apresentação sucinta e pratica sobre as ferramentas)

15h30min – Terceira mesa
Tema: Projetos – gestão e sustentabilidade: iniciando um caminho!

Palestrante: Dinorá Rodrigues

16h30min - Oficina
Tema: Projetos sociais e culturais, fontes de captação de recursos (modelos, dicas e tira dúvidas, documentação, fundos, conselhos, certidões, plano de trabalho)

Palestrante: Dinorá e Náthaly

17h30min – Quarta mesa
Temas: Projetos nacionais/etapas estaduais (LIIBRA, BRADAN, RPB, CINE CUFA, ANU, VIRADÃO ESPORTIVO, DIA DA FAVELA, ETC).
Equipe CUFA RS 


(Administrativo, comunicação e esportes)

18h30min – Quarta mesa
Tema: CUFA Institucional

Palestrante: Ivanete Pereira

19h – Encaminhamentos
Equipe CUFA RS

21h – Encerramento

fonte: Cufa/rs

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CUFA MUITO + SAÚDE

CUFA e Saúde

Podemos dizer que o envolvimento da Central Única das Favelas (CUFA) com a saúde iniciou-se ainda em 1998 devido a problemática do crack durante as gravações do documentário “Falcão Meninos e o Tráfico”. Em 2006, caímos em campo na exibição do documentário para a sociedade e para o presidente da República, alertando sobre a merla, mais comum no centro-oeste do País, e o crack, mais presente em São Paulo, de onde estava se espalhando rapidamente para todo o território nacional. Voltamos nossa atenção para estudar e compreender melhor essas drogas. Nossas estimativas à época apontavam para uma epidemia do crack em 2013 e da merla em 2017. No mesmo ano, em função do período eleitoral, expusemos a situação aos presidenciáveis a fim de alertá-los, buscando a construção de políticas públicas.
A partir de 2007, com o presidente Lula, foram iniciadas as discussões nos Ministérios. Em 2009, o Ministério da Justiça iniciou as articulações e propostas. Diante disso, intensificamos a pesquisa sobre o crack, com a elaboração de livros, discos e um documentário audiovisual “Selva de Pedra”, que colaborou para pautarmos publicamente o problema que precisa ser encarado não somente como caso de polícia ou de oferta de clínicas de internação. Com isso, conseguimos expor e ampliar os espaços de atuação, alertando as comunidades, o poder público, os empresários, os meios de comunicação, os movimentos, as organizações, os grupos sociais e os parlamentos, transitando por diversas esferas da sociedade cearense e expandindo para todo o Brasil.
A CUFA-Saúde vem atender a crescente necessidade de atenção da própria comunidade, seus multiplicadores, na prevenção de doenças e agravos.
Projetos, suas implementações e parcerias estão sendo feitos pela CUFA, com as suas representações, ao longo de todo o país e mundo.
Como o conhecimento e a prevenção são as chaves para a saúde, vários trabalhos já foram e estão sendo realizados, juntamente com parceiros na área de saúde, na prevenção da tuberculose, hanseníase, combate a dengue, tabagismo, alcoolismo, hepatites virais, violência domestica, saneamento básico, DST/AIDS e drogas.  Fazendo do nosso  jeito, essas ações estão sendo feitas através de RAPs, vídeos, grafite, basquete de rua, exposições fotográficas, livros entre outros projetos necessários para o bem estar das comunidades. Esses, são problemas que fazem parte não só das favelas, mas abrange vários outros tipos de comunidades marginalizadas como quilombolas, aldeias indígenas, entre outras. Um quadro de saúde extremamente precário, que se fez  urgência em uma intervenção imediata pela Central Única das Favelas a fim de garantir melhores condições de crescimento, desenvolvimento  e qualidade de vida dos habitantes dessas comunidades.
Esse blog tem o intuito de repassar informações sobre saúde, para deixar nossos colaboradores a parte das ações da CUFA e também dos governos municipais, estaduais e o federal. Você também pode Ajudar! Torne-se umvoluntário e faça a diferença!
CUFA-Saúde Promovendo cidadania, desenvolvimento e qualidade de Vida…fazendo do nosso jeito!
19/01/2011 por cufasaude