Na quinta-feira, 25 de novembro, foi lançada em Pelotas a 2ª Edição do “Projeto Negro RS: educando para a diversidade”, que tem a curadoria e coordenação executiva da jornalista Sátira Machado.
Na quinta-feira, 25 de novembro, foi lançada emPelotas a 2ª Edição do “Projeto Negro RS: educando para a diversidade”, que tem a curadoria e coordenação executiva da jornalista SátiraMachado. O objetivo é buscar os efeitos da lei federal que determina a inclusão da história e da cultura afro-brasileira no currículo oficial da rede nacional de ensino. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal a convite do Presidente, vereador Milton Martins (PT) e do vereador Ademar Ornel (DEM), para aproximar o Poder Legislativo das celebrações e reflexões desenvolvidas por diferentes setores da comunidade para a construção efetiva da Consciência Negra.
Para o reconhecimento da cultura afro, o Projeto Negro RS está apresentado num kit composto por livro, revista, vídeo-documentário, posterbook e CD´s com aulas e depoimentos. O material foi elaborado por profissionais de diferentes áreas, entre eles, três escritoras pelotenses: Georgina Nunes, Beatriz Loner e Fernanda Silva. Além das escritoras, as seguintes pessoas e entidades receberam o kit do Projeto Negro RS: cantora Giamarê, Professora Gicelda Marques, Instituto de Educação Assis Brasil, Universidade Católica de Pelotas, Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo, Clube Chove Não Molha, Universidade Federal de Pelotas, Federação de Umbanda, ONG Odara, Escola Franklin Olivé Leite, Grupo Renovação, Secretaria Municipal de Projetos Especiais, Secretaria Municipal de Educação, Clube Depois da Chuva e Corte do Carnaval 2010.
O destaque artístico-cultural do evento foi a apresentação da cantora Giamarê, acompanhada pelo músico Beethoven Ortiz e o Grupo de Dança Renovação, coordenado pela coreógrafa Marta Neves. Após a cerimônia foi servido um coquetel típico da cultura afro-brasileira.
O evento foi prestigiado por mais de 100 pessoas, entre elas, representantes dos movimentos Rasta Sul, Forum Social do Movimento Negro de Pelotas, Central Única das Favelas –Pelotas, Associação dos Catadores de Lixo de Pelotas, Escola do Núcleo Habitacional Dunas, Colégio Municipal Pelotense, Faculdade Senac – Pelotas, Banda Carnavalesca Família, Escolas de Samba General Telles e Imperatriz da Zona Norte.
O Projeto Negro RS está disponível, gratuitamente, no portal da PUCRS (http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/rsnegro). Uma iniciativa da Secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social, da Fundação do S.C. Internacional, financiada pelo Grupo CEEE, para a implantação da Lei 10.639.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Pelotas
Jornalista Carlos Machado