sexta-feira, 4 de junho de 2010

Projeto Ame-se e Previna-se e Cufa Pelotas-RS



ESCOLA SALDANHA DA GAMA NO BAIRRO BOM JESUS RECEBE VISITA DA CUFA


CUFA Pelotas participou do evento que marca o início do projeto "Ame-se e Previna-se", realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Saldanha da Gama, dia 02/06/2010. O mencionado projeto é de iniciativa dos estudantes do curso de formação de professores de ensino religioso realizado pela 5ª Coordenadoria Regional de Ensino. O evento que ocorreu no 2 de junho, as 19 horas, destinou-se a apresentar o projeto, os professores envolvidos os temas que serão tratados (DST, Bullyng, Moral e Ética, Violência e Gravidez e aborto) aos alunos (entre 14 a 50 anos do curso noturno).

 CUFA Pelotas foi representada pelo Coord. Edson Mesquita e Rosi que desenvolve oficinas de basquete de rua feminino pela Central.  No momento alem de apresentar a entidade a forma e as áreas que a Cufa atua tais como a Prevenção ao uso de drogas e a gravidez na adolescência através de palestras, oficinas, workshop Edson falou rapidamente de suas experiências deixando os alunos atentos no período em que esteve ali.

O resultado da palestra foi a parceria para que dia 12 de julho das 8:30 as 12:00 h a CUFA faça uma ação relâmpago “CUFA MOVIMENTA” na escola com algumas de suas ações para os alunos poderem conhecer as ferramentas usadas nessa questões que hoje assolam nossa juventude.


Alguma ações que estarão sendo realizadas.

*Palestra sobre drogas
*Workshop de Graffiti e Rap (FBHH)
*Oficina de Basquete de Rua Masc e Fem
*Trabalho sobre a questão da VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER (NUCLEO MARIA MARIA)
*Apresentação do documentário “FALCÃO MENINOS  DO TRÁFICO”

domingo, 30 de maio de 2010

PELOTAS RECEBE RUA DA CIDADANIA

Por: Edson Mesquita


Nem mesmo a previsão de chuva fez com que a população Pelotense ficasse em casa. Desde as primeiras horas da manhã o Largo do Mercado Público Central foi ocupado pela população que buscava os mais deiversos serviços e oficinas. O Projeto  tem como objetivo a prestação de serviços por parte de ambas esferas. Denter os serviços oferecidos gratuitamente são: confecção de documentos ( 1ª e 2ª via da carteira de carteira de identidade 1ª via do CPF , 1ª e 2ª vida da Carteira de Trabalho, 2ª vis da certidão de casamento, infirmações e requerimento do seguro desemprego, carteira de artesão Defensoria pública , arena de recreação, Receita Federal, Inclusão Digital, Educação ambiental, educação para o trânsito, atividades Culturais, Espaço RS Mulher com a ministração de oficinas de fotografia com a CUFA e diversos outros serviços.


Para Luciane Machado moradora do bairro Areal, que participou das oficinas oferecidas pela CUFA ela fala da “importância da insersão da mulher” e deixa o pedido para as oficinas aconteçam em seu bairro tambem.




Já para o casal José a Isamara a abordagem, alegria da Lider da Cufa Lady forama a expressão da oficina “o bairro Castilhos é que precisava de ações como essa e essa forma de abordagem da Cufa” diz José.







“Os esclarecimentos sobre a Cufa e a forma que ela aborda os assuntos como violência domestica e prevenção ao uso de drogas epor mostrar e incentivar as pessoas a lutarem por seus direitos foi fascinante” segundo Adriana Batista (centro) que esta graduando em Pedagogia.