sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CUFA MUITO + SAÚDE

CUFA e Saúde

Podemos dizer que o envolvimento da Central Única das Favelas (CUFA) com a saúde iniciou-se ainda em 1998 devido a problemática do crack durante as gravações do documentário “Falcão Meninos e o Tráfico”. Em 2006, caímos em campo na exibição do documentário para a sociedade e para o presidente da República, alertando sobre a merla, mais comum no centro-oeste do País, e o crack, mais presente em São Paulo, de onde estava se espalhando rapidamente para todo o território nacional. Voltamos nossa atenção para estudar e compreender melhor essas drogas. Nossas estimativas à época apontavam para uma epidemia do crack em 2013 e da merla em 2017. No mesmo ano, em função do período eleitoral, expusemos a situação aos presidenciáveis a fim de alertá-los, buscando a construção de políticas públicas.
A partir de 2007, com o presidente Lula, foram iniciadas as discussões nos Ministérios. Em 2009, o Ministério da Justiça iniciou as articulações e propostas. Diante disso, intensificamos a pesquisa sobre o crack, com a elaboração de livros, discos e um documentário audiovisual “Selva de Pedra”, que colaborou para pautarmos publicamente o problema que precisa ser encarado não somente como caso de polícia ou de oferta de clínicas de internação. Com isso, conseguimos expor e ampliar os espaços de atuação, alertando as comunidades, o poder público, os empresários, os meios de comunicação, os movimentos, as organizações, os grupos sociais e os parlamentos, transitando por diversas esferas da sociedade cearense e expandindo para todo o Brasil.
A CUFA-Saúde vem atender a crescente necessidade de atenção da própria comunidade, seus multiplicadores, na prevenção de doenças e agravos.
Projetos, suas implementações e parcerias estão sendo feitos pela CUFA, com as suas representações, ao longo de todo o país e mundo.
Como o conhecimento e a prevenção são as chaves para a saúde, vários trabalhos já foram e estão sendo realizados, juntamente com parceiros na área de saúde, na prevenção da tuberculose, hanseníase, combate a dengue, tabagismo, alcoolismo, hepatites virais, violência domestica, saneamento básico, DST/AIDS e drogas.  Fazendo do nosso  jeito, essas ações estão sendo feitas através de RAPs, vídeos, grafite, basquete de rua, exposições fotográficas, livros entre outros projetos necessários para o bem estar das comunidades. Esses, são problemas que fazem parte não só das favelas, mas abrange vários outros tipos de comunidades marginalizadas como quilombolas, aldeias indígenas, entre outras. Um quadro de saúde extremamente precário, que se fez  urgência em uma intervenção imediata pela Central Única das Favelas a fim de garantir melhores condições de crescimento, desenvolvimento  e qualidade de vida dos habitantes dessas comunidades.
Esse blog tem o intuito de repassar informações sobre saúde, para deixar nossos colaboradores a parte das ações da CUFA e também dos governos municipais, estaduais e o federal. Você também pode Ajudar! Torne-se umvoluntário e faça a diferença!
CUFA-Saúde Promovendo cidadania, desenvolvimento e qualidade de Vida…fazendo do nosso jeito!
19/01/2011 por cufasaude

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

MV Bill ENCONTRA COM JOVENS EM OLINDA

CUFA PERNANBUCO


MV Bill Encontra com Jovens em Olinda

De passagem pela capital pernambucana para gravar participação no DVD de Almir Rouche, MV Bill esteve em encontro com jovens de diversas comunidades da região metropolitana e alguns gestores.

A CUFA PE não pederia deixar que a presença de Bill em Recife fosse apenas na gravação do DVD - Evoé Nabuco de Almir Rouche; o nosso presidente esteve na Casa da Comunidade em Olinda para falar um pouco das atividades da CUFA no combate ao crack bem como do Ano Internacional dos Afrodescendentes determinado pela ONU este ano.
Bill foi recebido ao som do maracatu Rosa Vermelha da comunidade dos Coelhos(Recife) e sentou à mesa ao lado do coordenador estadual da CUFA, Fábio Negão; o coordenador da CUFA Internacional, Cesar Croneblod; a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Amparo Araújo; o coordenador do CEPIR, Jorge Arruda; um representante da Prefeitura da Cidade de Olinda; e dois secretários do Governo do Estado de Pernambuco.



“A diversidade cultural daqui permite a criação de diversas formas de expressão musical e uma das vantagens da CUFA é valorizar as características culturais locais para oferecer atividades a crianças e jovens que estão em situação vulnerável” disse o rapper


“É maravilhoso ver toda essa garotada participando das atividades da CUFA aqui em Pernambuco, melhor ainda é ver que os gestores, como esses que estão presente na mesa, acreditam na nossa missão e apoiam as nossas atividades”complementou o MV Bill


Os integrantes das atividades da CUFA PE das comunidades de Santo Amaro, Marcos Freire, Coelhos, Piedade, Peixinhos e todos os que estiveram até o final da palestra sentiram-se lisongeados com a simpatia e simplicidade do rapper que após a atividade tirou fotos, deu entrevistas, ouviu algumas rimas de jovens rappers e distribuiu autógrafos.



“Este encontro foi importante para reiterar a grandeza das atividades que a Central realiza pelo estado conseguindo fortalecer bases na região metropolitana como a que coordeno em Jaboatão dos Guararapes e também no interior do estado como Petrolina. “ disse a coordenadora de Jaboatão dos Guararapes Gisela Santos. “Estamos mais fortes a cada ano, e sempre em contato com apoiadores para ações maiores ainda capazes integrar os jovens com poucas perspectivas; as ações que propomos tem um teor de motivação altíssimo que reestabelece o vínculo com a sociedade naquelas pessoas invisibilizadas” comentou Fabio Gomes(Negão) coordenador estadual da CUFA PE

Postado por CUFA PE

CUFA RS SELECIONADA PELA OI FUTURO

MAIS UM PROJETO COM A MARCA CUFA

Completada a última fase de avaliação dos projetos inscritos no edital Novos Brasis vemos no site Oi Futuro com muita alegria o resultado do concurso em que A CUFA RS foi contemplada com financiamento do Projeto Transfotografia - um olhar para o futuro!

Projeto semelhante já foi desenvolvido em diversas cidades gaúchas durante três anos e retorna este ano atualizado, voltado principalmente para as bases da CUFA e cidades estratégicas.

Para a CUFA, a fotografia não é simplesmente uma imagem produzida através de um click como as pessoas entendem ser, mas uma ferramenta de inclusão social apresentando como exemplo o conteúdo fotográfico de artistas conceituados, buscando instigar o debate e a reflexão nas comunidades, com os jovens onde desenvolvemos as oficinas de fotografia, buscando pela sensibilização que os alunos se tornem multiplicadores de cidadania com responsabilidade e consciência do seu papel na sociedade. 


Oficineiro orientando os primeiros passos da fotografia

As oficinas serão realizadas em Alvorada, Cachoeira do Sul, Canoas, Cidreira, Eldorado do Sul, Frederico Westphalen, Guaíba, Montenegro, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Sapucaia do Sul. 


Confira o resultado geral no site OI Futuro

Fonte: CUFA Rio Grande

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

AINDA NOVEMBRO- PROJETO NEGRO RS EM PELOTAS


Na quinta-feira, 25 de novembro, foi lançada em Pelotas a 2ª Edição do “Projeto Negro RS: educando para a diversidade”, que tem a curadoria e coordenação executiva da jornalista Sátira Machado.


Na quinta-feira, 25 de novembro, foi lançada emPelotas a 2ª Edição do “Projeto Negro RS: educando para a diversidade”, que tem a curadoria e coordenação executiva da jornalista SátiraMachado. O objetivo é buscar os efeitos da lei federal que determina a inclusão da história e da cultura afro-brasileira no currículo oficial da rede nacional de ensino. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal a convite do Presidente, vereador Milton Martins (PT) e do vereador Ademar Ornel (DEM), para aproximar o Poder Legislativo das celebrações e reflexões desenvolvidas por diferentes setores da comunidade para a construção efetiva da Consciência Negra.
Para o reconhecimento da cultura afro, o Projeto Negro RS está apresentado num kit composto por livro, revista, vídeo-documentário, posterbook e CD´s com aulas e depoimentos. O material foi elaborado por profissionais de diferentes áreas, entre eles, três escritoras pelotenses: Georgina Nunes, Beatriz Loner e Fernanda Silva. Além das escritoras, as seguintes pessoas e entidades receberam o kit do Projeto Negro RS: cantora Giamarê, Professora Gicelda Marques, Instituto de Educação Assis Brasil, Universidade Católica de Pelotas, Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo, Clube Chove Não Molha, Universidade Federal de Pelotas, Federação de Umbanda, ONG Odara, Escola Franklin Olivé Leite, Grupo Renovação, Secretaria Municipal de Projetos Especiais, Secretaria Municipal de Educação, Clube Depois da Chuva e Corte do Carnaval 2010.
O destaque artístico-cultural do evento foi a apresentação da cantora Giamarê, acompanhada pelo músico Beethoven Ortiz e o Grupo de Dança Renovação, coordenado pela coreógrafa Marta Neves. Após a cerimônia foi servido um coquetel típico da cultura afro-brasileira.
O evento foi prestigiado por mais de 100 pessoas, entre elas, representantes dos movimentos Rasta Sul, Forum Social do Movimento Negro de Pelotas, Central Única das Favelas –Pelotas, Associação dos Catadores de Lixo de Pelotas, Escola do Núcleo Habitacional Dunas, Colégio Municipal Pelotense, Faculdade Senac – Pelotas, Banda Carnavalesca Família, Escolas de Samba General Telles e Imperatriz da Zona Norte.
O Projeto Negro RS está disponível, gratuitamente, no portal da PUCRS (http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/rsnegro). Uma iniciativa da Secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social, da Fundação do S.C. Internacional, financiada pelo Grupo CEEE, para a implantação da Lei 10.639.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Pelotas
Jornalista Carlos Machado