terça-feira, 25 de outubro de 2011

O dia do Hip Hop realizado na escola em comemoração ao mês da criança,teve a parceria da Cufa Canoas, com oficinas de dança, break, grafite, basquete e a aula pratica dos alunos de transfotografia (Projeto da OI FUTURO-CUFA RS)que registraram o evento.
A coordenadora Helida Motta fala que os estudantes ja demonstram mudanças positivas, desde o inicio dos projetos, ocorrido ha quase
 um ano.                                                                                                  
João Lenon 

Parabéns pela iniciativa,diretora Geni ,orientadora Helida,Evelise,Nair equipe do mais educação e as professoras envolvidas, a vocês, que além de transmitir seus conhecimentos e suas experiências, levam a cultura Hip Hop para a escola.





João Lenon sendo entrevistado pela repórter do jornal Diário de Canoas,
Revelou que é apaixonado por dança e que o gosto pela música veio de casa.


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

#SaiunaMídia #PapoReto

Fórum Vida Urgente discute Liberdade x Maturidade: que jovem é esse? Camila Weinmann/ Comunicação Vida Urgente
“Conjugar o verbo agir no plural chamado responsabilidade social”. Para formar uma juventude cidadã na atitude, a Fundação Thiago Gonzaga e a Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria da Juventude, realizam no dia 26 de outubro o 8º Fórum Vida Urgente. Mais de 700 estudantes debatem o tema Liberdade x Maturidade: que jovem é esse? no Colégio La Salle Dores. Estes símbolos do protagonismo juvenil querem demonstrar que o senso comum está enganado ao afirmar que a juventude de hoje está alienada e é influenciada pelo que a sociedade a impõe.

O evento foi pensado ao longo do ano por lideranças jovens que fazem parte do Conselho da Juventude do Fórum. Um olhar sobre as diversas tribos, mídias digitais e desmistificação da cultura do herói são alguns dos assuntos da mesa temática da manhã. Entre os participantes estarão o professor Régis Gonzaga e do jornalista Manoel Soares. Uma apresentação do espetáculo Exército de Sonhos sensibiliza os jovens para as atividades da tarde, que prevê a construção de ações para serem desenvolvidas em cada escola e caminhada cívica até a prefeitura de Porto Alegre.

O Fórum
O Fórum Vida Urgente é um encontro anual para reflexão e debate sobre temas atuais relacionados à juventude. O evento é realizado pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga em conjunto com instituições sociais e de ensino desde 2004, e neste ano conta com a parceria da Secretaria da Juventude de Porto Alegre.

Cada escola e instituição organizadora participa da construção do Fórum como signatária. Além de um professor ou orientador representante, indica alunos para formar o Conselho da Juventude, que tem como objetivo construir um espaço de debate dinâmico que saliente o protagonismo social dos jovens. Neste ano participam jovens de escolas de Porto Alegre, Canoas, Carazinho, Santana do Livramento e Vale do Taquari.

Fonte: www.vidaurgente.org.br

domingo, 23 de outubro de 2011

Manoel palestra na Federasul

56% da população do Sul do Brasil se enquadra na classe C
De acordo com pesquisa do instituto Data Popular, atualmente 56% da população da Região Sul do Brasil se enquadra na classe C e que os jovens são o centro deste diagnóstico. Os dados foram apresentados durante o Meeting de Marketing da Federasul, nesta terça-feira (18), pelo cientista social e coordenador de pesquisa do Data Popular, João Paulo Cunha. O evento, mediado pela coordenadora da Divisão de Marketing da Federasul, Ângela Baldino, contou ainda com a participação do jornalista do Grupo RBS e Coordenador Estadual da Central Única das Favelas (CUFA), Manoel Soares.

Segundo Cunha a cada R$100 gastos na Região Sul, R$43 vem da Classe C e a educação é um dos principais ativos nesta ascensão. Isso porque o maior tempo de escolaridade reflete no aumento da renda e nas perspectivas profissionais. “Hoje, mais de 70% dos jovens entre 15 e 24 anos têm o Ensino Médio completo. É um número muito significativo se comparado com a geração dos seus pais, em que menos de 20% alcançava o mesmo nível de escolaridade”, explica. Além disso, a pesquisa indica que a classe C já é maioria nas universidades da Região Sul com 47%, percentual que se iguala ao número de pessoas das classes A e B juntas.

Por outro lado, Manoel Soares acredita que o sistema educacional atual não está acompanhando as necessidades desta classe, assim como outros setores da sociedade. Para ele, a ascensão da classe C não se trata de um movimento aspiracional como se pensava, é sim de uma transformação social e cultural. “O jovem da classe C não quer ser como o da A e B, ele quer ter os mesmos acessos, mas com uma identidade sua”, argumenta. Por esta razão ele acredita que a melhor maneira do marketing atingir estas classes é sendo feito por pessoas que pertençam a ela. “Não adianta querer inventar uma receita que venda para a classe C, antes é preciso sentir emoções e conhecer os interesse destas pessoas”, destaca.

Fonte: http://www.clesio.net/portal/exibir_noticias.php?id=680&titulo=56-da-popualacao-do-sul-do-brasil-se-enquadra-na-classe-c

Circuito de esportes Cufa no Promenor


Circuito de esportes Cufa no Promenor

Está sendo realizado o Circuito de Esportes Cufa no Promenor, que vem para fomentar e fortalecer os talentos esportivos da instituição que há mais tempo desenvolve trabalhos sociais com crianças e adolescentes de Frederico Westphalen.
O responsável pelas oficinas de basquete e futsal, responsável pelo circuito Promenor, Alan Silveira salienta a importância das atividades desenvolvidas com as crianças “Se não fosse pela entidade muitas crianças estariam na rua sem ter o que fazer aqui eles vem para estudar, praticar esportes e ainda fazem duas ótimas refeições”. 
Já para Roberto Torres Junior coordenador da Cufa “Os professores e o Chester que é o presidente, são nossos amigos, hoje a Cufa tem projetos de taekwondo, futsal, atletismo e basquete aqui no Promenor. Escolhemos a instituição por que no nosso ponto de vista nossos projetos somam aos esforços diários das pessoas que ali trabalham, assim formando uma série de ações que com certeza impactam na vida desses jovens, podendo assim juntos mudar realidades e oferecer um futuro melhor”.
A professora que cuida das crianças Silvania Bueno da Silva frisa a importância do projeto, “Para as crianças é muito importante para desenvolver a coordenação motora, o respeito aos colegas, a educação um com o outro e os demais aprendizado que eles adquirem. E, além disso, eles não estão na rua em contato com drogas, fazendo coisas que não prestam. Aqui se torna uma casa para eles”. 
O circuito começou com futsal, nas próximas semanas serão realizados os jogos de basquete, atletismo e handebol.


Fonte: http://www.jornalfrederiquense.com.br/vernoticia.php?id=327

CUFA PELOTAS NA SEMANA DO HIP-HOP/PELOTAS



Semana do Hip Hop gera pauta com Fabrício Tavares



         Representantes de diversas entidades cujo foco é a cultura hip hop do Município, estiveram reunidos, na tarde desta terça-feira (11), com o prefeito em exercício, Fabrício Tavares. Durante o encontro, Fabrício sancionou a Lei de no 5.843, datada de 05 de outubro, e que institui a Semana Municipal do Hip Hop, a ser realizada, anualmente, na segunda semana do mês de outubro, integrando o calendário oficial de eventos de Pelotas.
         A Semana do Hip Hop é instituída como sendo um espaço cujo objetivo é a divulgação de trabalhos realizados nas diversas modalidades artísticas, características do movimento, como é o caso do “break”, do grafite e do rap.
         Segundo Fabrício, a ideia central da lei diz respeito à ação de agregar a cultura hip hop às demais manifestações culturais promovidas pelo Município.
         Durante o encontro, que contou também com a presença do superintendente de Manifestações Populares da Secult, Daniel Amaro, ficou definido que no próximo dia 12 de novembro, ocorrerá, no Parque D. Antônio Záttera, uma série de atividades alusivas à cultura em questão, tais como shows musicais, grafite, skate, e muita música, demarcando o Dia Mundial do Hip Hop.
         Segundo o representante da Central Única das Favelas (Cufa), Sandro Mesquita, trata-se de um momento especial para a cultura hip hop, que tem sua importância reconhecida pelo Poder Público, ganhando um importante apoio, utilizando a arte como um fim social.
         Também participaram do encontro os representantes das seguintes entidades: DJ Vagner mix MH2 Pel – Movimento Hip Hop de Pelotas; Mabeicker – Programa Hip Hop Sul e Dom Brown - BDR Produções, Rapper Ligado- Programa Com. Hip-Hop,104.5.

Data: 11/10/2011
Hora: 18:34
Redator: ASCOM -
Fotógrafo: Rafa Marin