sexta-feira, 30 de março de 2012

Representantes das bases trocam experiência durante primeiro dia de encontro.

O primeiro dia de programação do sétimo Encontro Nacional da CUFA foi marcado pela chegada das delegações de dezesseis estados e pela troca de experiências entre os representantes das bases. O evento, que está acontecendo em Salvador, começou na manhã desta quinta-feira, 29, e segue até o próximo dia 1º de abril.
De acordo com a coordenadora da CUFA Paraisópolis, Claudia Raphael, esse primeiro dia de encontro é um espaço para interação entre as bases. “Aqui as CUFAs espalhadas por todo país têm a oportunidade de trocar experiências, apresentar e compartilhar suas ações e avanços”.

Os representantes da CUFA de São Paulo (base Paraisópolis), Rio Grande do Norte, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso (base Colider), Minas Gerais (base Araguari), Tocantins, Pará, Sergipe, Bahia (bases Sussuarana e Alagados) fizeram suas apresentações neste primeiro dia de encontro. As demais bases farão suas apresentações no dia 30.

Ao dar as boas vindas às delegações, o anfitrião e coordenador da CUFA Bahia, Joselito Crispim, falou do compromisso da entidade com o desenvolvimento do país. “É preciso que nós da CUFA possamos contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Brasil, dando cada vez mais o nosso melhor”.
Amanhã, 30, será realizada a abertura oficial do encontro com a presença do presidente da CUFA Nacional, Preto Zezé, do secretário Geral, Celso Athayde, e de representantes do Governo Estadual da Bahia e demais parceiros.

Fotos: Eduardo Tavares

quarta-feira, 28 de março de 2012

Manoel Soares participa de Seminário

Construindo Territórios da Paz que será realizado em 29 de março no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre


Seminário discutirá a experiência dos territórios da paz.
A construção de um novo modelo de Segurança, com base em experiências exitosas, será o tema do seminário Construindo Territórios da Paz que será realizado em 29 de março no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre e terá a presença de mais de 500 pessoas. A atividade promovida pelo Consórcio Metropolitano da Associação dos Municipios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do RS, terá a presença do governador Tarso Genro e o atual secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o colombiano Hugo Acero Velasquez, gestor de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, Jairo Jorge e Manoel Soares, Comunicador e Coordenador da CUFA RS.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.territoriosdapaz.com.br ou pelo fone (51) 3342.0048.


Programação

8h30 Abertura· Tarso Genro - Governador do Estado

· Luiz Paulo Barreto - Secretário Executivo do Ministério da Justiça

· Airton Michels - Secretário Estadual de Segurança Pública

· Carlos Henrique Kaiper - Procurador Geral do Estado

· Sérgio Abreu - Comandante da Brigada Militar

· Ranolfo Vieira - Chefe de Polícia

· Jairo Jorge - Presidente do Consórcio Metropolitano

· Cláudio Lamachia - Presidente da OAB/RS

· Marco Aurélio Ruediger - Professor Adjunto e Pesquisador da FGV/EBAPE

· Jorge Branco - Diretor Presidente da FDRH

· Gelson dos Santos - Superintendente da SUSEPE

· José Claudio Teixeira Garcia - Diretor do IGP


9h30 Conferência de Abertura· Tarso Genro - Governador do Estado

· Luiz Paulo Barreto - Secretário Executivo do Ministério da Justiça


10h Mesa 1: O papel das cidades na construção de um novo modelo de Segurança PúblicaConferencista:· Hugo Acero - implantou o projeto de Convivência Cidadã em Bogotá, Medelín e diversas outras cidades da América Latina. Consultor do PNUD.

· Jairo Jorge - Prefeito de Canoas

· Alberto Kopittke - Secretário Executivo do Consórcio Metropolitano

. José Vicente Tavares – Professor Titular do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS

Mediador: Cel. Sérgio Abreu - Comandante da Brigada Militar.


12h Almoço

13h30 Mesa 2: Principais desafios para a construção dos Territórios da PazConferencista: Major Pricilla Azevedo

· Alejandro Jelvez - Coordenador Estadual dos Comitês Comunitários de Prevenção à Violência nas Escolas da SEDUC

· Carlos Roberto Sant´Ana da Rosa - Coordenador do Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania

· Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo - Professor Adjunto da Graduação em Ciências Criminais e Sociais

· Eduardo Pazinato - Secretário Municipal de Segurança de Canoas

. Manoel Soares - Comunicador e Coordenador da CUFA-RS

Mediador: Ranolfo Vieira - Chefe de Polícia


15h Intervalo


Mesa 3: O desafio da Segurança Pública para o projeto de desenvolvimento do Brasil Conferencista: Ricardo Brisolla Balestreri - ex-Secretário Nacional de Segurança Pública

· Juarez Pinheiro - Secretário Estadual Adjunto da Segurança Pública

· Jorge Branco - Diretor Presidente da FDRH

· Helena Bonumá - Coordenadora Técnica da ONG Guayi

Mediador: Gelson dos Santos - Superintendente da SUSEPE

domingo, 25 de março de 2012

Giamarê será homenageada no Encontro

Guerreira, talentosa e muito semelhante à proposta do Festival. Giamarê está e estará presente nos corações de quem teve o prazer de lhe conhecer.
O Encontro Nacional de Mulheres da Música Popular Brasileira  prestará homenagem permanente à obra e à figura de uma artista que fez sua vida e carreira na cidade de Pelotas, e que, mais que tudo, foi uma mulher trabalhou todo esse período com o resgate e divulgação da cultura negra da cidade, especialmente, no cenário musical.

A cantora e compositora Ligiamar Brochado de Jesus, a Giamarê, foi e ainda é uma das principais figuras da música Pelotense, pelas características peculiares de seu trabalho, como a ousadia e o talento para levar pelo Brasil um instrumento que é o símbolo da cultura negra de Pelotas: o tambor de sopapo.

Homenagear Giamarê com este encontro, que vem com a idéia de se tornar um evento fixo no calendário de Pelotas e da música no Brasil, e reconhecido pela sua importância enquanto evento que reúne e trabalha com elementos tão bem expressos por Giamarê em seu trabalho: o Ser e o Meio Ambiente com o qual ele se relaciona e o qual ele expressa.