sexta-feira, 24 de setembro de 2010

RPB ETAPA DE PELOTAS/RS

RPB- RAP POPULAR BRASILEIRO NO SUL

No dia 20 de setembro finalmente foram conhecidos três (3) grupos de rap finalistas da região sul do Rio Grande do Sul dentre 12 inscritos no RPB- Rap Popular Brasileiro.
Em uma tarde quente depois de uma previsão de chuva, muitas atrações envolveram uma multidão de quase 1000 pessoas que passaram pala quadra de samba da Escola General Telles na zona sul da cidade de Pelotas. Grupo de Capoeira o CAPOCUFA com orientação do mestre Mola, Grupo de dança Trem do Sul da Escola Nª Sª dos Navegantes, Grafitagem (Bero, P.C. e Perret) racha de break, batalha de free style sob o comando de Lord B. e claro, muito rap deram a linha do evento que começou as 15:00 hs da tarde e se estendeu até quase 24:00.

                                                           Capocufa
Com a função de julgar os grupos que pisaram no palco do RPB mostrando todo seu talento e criatividade, Carlos Cogoy jornalista que contribui desde 94 com a cultura hip-hop local, Gagui I.D.V. letrista e vocalista do grupo que ficou em 1º lugar na edição do ano passado e Daniel Balhego produtor cultural e vocalista da banda Soul da Silva tiveram uma tarefa muito difícil, devido à grande qualidade dos grupos da zona sul tanto nas letras como na produção das bases e chegaram a seguinte decisão:

1º lugar- GUERREIROS DE MENTE ABERTA
 2º lugar-D.D.F.- DIÁRIO DA FAVELA
3º lugar DRÉGO um representante da vertente “Gospel”.










Grafiti com Bero da CUFA


Campeões da 2º Edição Guerreiros de Mente Aberta


Na batalha de Free Style o ganhador da noite foi FHIL e em segundo De Leon.
Para Sandro Mesquita Produtor Cultural e Coordenador da Cufa, estes três primeiros colocados ganharam, mas “quem venceu foi a cultura Hip-Hop da zona sul, que demonstrou qualidade, vontade, muita paz e alegria em uma atividade com quase 1000 pessoas”. O que se viu foi um cenário de muita cultura e entretenimento onde o público teve papel fundamental, pois mostrou que a cultura está viva. Finaliza.

A noite encerrou com um grande show de Mr. Diones da vizinha cidade de Rio Grande, que segurou a atenção do público com um repertório bem diversificado, do protesto ao amor passando pela sátira, Diones em quase uma hora no palco mostrou que o extremo sul tá no jogo, com rap de qualidade que não deixa nada a desejar para o centro do país. 


A proposta do evento este ano é fazer um DVD com as imagens capitadas pelos alunos de Comunicação da UCPEL e com algumas do ano passado e também gravar uma coletânea com os grupos que seria o “troféu” dado a todos que participaram do evento. A atividade contou com o apoio do DCE da UFPEL, programa Ritimo e Poesia e Escola de Samba General Telles e foi realizado pela CUFA e Frente Brasileira de Hip-Hop.

FONTE: Cufa/ Pelotas
FOTOS: UCPEL/ WIIL