terça-feira, 14 de junho de 2011

Movimento Negro marca presença nas atividades do bicentenário

O Fórum Social do Movimento Negro de Pelotas (MNP) insere-se na programação alusiva aos 200 anos do Município. A confirmação veio por meio de reunião realizada na tarde de hoje (14), na qual os integrantes do Fórum entregaram ao vice-prefeito, Fabrício Tavares, e ao Superintendente da Secult, Daniel Amaro, documento contendo protocolo de intenções a serem desenvolvidas sob forma de projetos alusivos às questões inerentes ao Povo Negro de Pelotas, dentro da programação que está sendo elaborada com vistas à comemoração do bicentenário da cidade.
  Segundo Fábio Gonçalves, representante do Fórum, as ideias foram debatidas ao longo de reuniões do grupo, que é composto ainda pelo Sindicato dos Jornalistas, Central Única das Favelas (CUFA), Jornal do Sul e cooperativas locais. Ele salienta que a visita atende a solicitação do Executivo e destaca como um dos principais objetivos do Movimento Negro, neste momento, a rearticulação do Conselho da Comunidade Negra de Pelotas.
         Para o vice-prefeito e coordenador geral dos eventos alusivos ao bicentenário, a presença do Movimento Negro, por meio da programação sugerida, qualifica ainda mais as comemorações, pois Pelotas é composta por 23 etnias diferentes, todas elas fundamentais para o desenvolvimento do Município.
Dentre as atividades sugeridas pelo grupo estão: Concurso de Contos e Poesias nas escolas locais; realização da Rústica Zumbi dos Palmares; Festival Favela – Música, Esporte e Arte; Coletânea – Mostra de Rap, utilizando como temática os 200 anos do Município; realização de documentário sobre a história local do samba e seus precursores em Pelotas; Marcha Regional do Povo Negro e diversas outras atividades.
         Participaram do encontro, além de Fabrício e do coordenador do Fórum do Movimento Negro, Fábio Gonçalves, a secretária executiva da Comissão Organizadora dos 200 anos, Michele Lima; o representante do Jornal do Sul, Flávio Souza; Sandro e Edson Mesquita, ambos representantes da Central Única das Favelas (CUFA); o jornalista Carlos Machado, representando o Sindicato dos Jornalistas, e Luiz Augusto Lobo Bandeira, representando cooperativas ligadas ao MNP.