sexta-feira, 21 de julho de 2017

Retomada do fórum permanente de prevenção.



Dando seguimento ao nosso trabalho retomamos hoje (20/07) pela manhã, o Fórum  Permanente de Prevenção do uso de Álcool e Drogas por Adolescentes com a presença do Ministério Público, com a Promotora da Infância e Juventude, Luciara Robe, o Conselho Tutelar,  Cufa (Central única das Favelas),a Universidade Católica, o Colégio Felix da Cunha e a Equipe Mota.
 Ficou decidido na reunião, que será formado um grupo de palestrantes que atenderá primeiramente o Colégio Estadual Felix da Cunha e que irá conversar com professores, pais e alunos sobre todos os assuntos pertinentes a prevenção e transformação da juventude em relação  à drogas,  álcool, sexualidade, vulnerabilidade social,  igualdade, entre outros assuntos que a Lei 12.852/13 assegura como direito do jovem de receber esclarecimentos sobre esses assuntos  sendo dever da escola em fornecê-los  em sua matriz curricular. Para quem quiser saber mais, essa lei trata de todos os direitos dos jovens, é o Estatuto da Juventude.
Também foram tratados alguns assuntos políticos, como a dificuldade de aquisição de verba pública para desenvolver atividades em projetos já existentes, como é o caso que vem sendo enfrentado pela Equipe Mota para levar os alunos do projeto social para disputarem campeonatos fora do estado e até mesmo do país.  Os jovens são “resgatados” da vulnerabilidade, entram para o esporte, dedicam-se, treinam e ao final, não podem disputar torneios por falta de verba e apoio.  Já fica a dica pra quem quiser ajudar.
Outro assunto pertinente que foi conversado é o projeto de lei da Prefeitura de Pelotas que esta sendo elaborado, que versa sobre a proibição de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos comerciais da cidade, lembrando que para divertir-se não é necessária a ingestão de bebidas alcoólicas e esse projeto de lei é uma alternativa para desfazer essa cultura de que o álcool é sinônimo de diversão. Estaremos de olho na câmara de vereadores, esperando que o projeto seja aprovado.
E a CUFA mais uma vez presente na tentativa de resgatar a juventude e fazendo a sua parte nessa caminhada.