terça-feira, 23 de maio de 2017

Encontro Estadual da Cufa no Rio Grande do Sul



No último sábado, 20 de maio, aconteceu em Porto Alegre, na "República Junto" espaço aonde abriga um projeto que visa reinserir pessoas que estiveram em situação de rua na sociedade, a reunião estadual da CUFA (Central Única das Favelas). No encontro estiveram líderes e coordenadores de várias cidades do estado: Cruz Alta, Passo Fundo, Esteio, Montenegro, Frederico Westphalen, Sapucaia do Sul, Pelotas, . Durante o dia foram realizadas conversas e debates para aperfeiçoamento de cada núcleo da CUFA em suas cidades, o encontro serviu para desenhar o plano de trabalho para os próximos 10 anos da instituição no nosso estado. Criada no Rio de Janeiro pelo Rapper MV Bill e pelo Sociólogo Celso Ataíde, a CUFA hoje atua em todos os estados brasileiros, em 17 países e é reconhecida pela ONU e Unicef. Desde 1999, a CUFA funciona como um pólo de produção cultural e através de parcerias, apoios e patrocínios forma e informa jovens de comunidades, oferecendo perspectivas de inclusão social. Promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, contribuindo para o desenvolvimento humano. A nível estadual, o principal nome da entidade é o repórter e apresentador Manoel Soares, que está na entidade a quase 20 anos, e traz pro Rio Grande do Sul toda sua experiência e dedicação para que os novos núcleos da CUFA sigam crescendo e desempenhando seu papel sócio cultural nas periferias de nossas cidades. Deste encontro saíram novos parceiros e coordenadores de atividades que levam para suas cidades agora o que aprenderam no encontro, além do combustível da vontade de mudança que a CUFA inspira em todos que a conhecem. CUFA 20 anos, "Fazendo do nosso jeito".

Fábio Evangelista de Sapucaia do Sul (Direita) disse que: “Saio do encontro fortalecido e mesmo já tendo ouvido falar percebe a importância da Cufa no Brasil e mundo e como coordenador vejo a importância de fazer uma Cufa forte”!


Jr. Torres de Frederico Westphalen  disse: “Volta pra casa com a energia renovada e a certeza de estar no caminho certo”.