terça-feira, 10 de maio de 2011

Presidente da CUFA participa de audiência pública sobre crack nesta quarta, em Palmas-To

O presidente nacional da CUFA – Central Única das Favelas, Preto Zezé, participa nesta quarta-feira, 11, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins, de uma audiência pública sobre o crack, realizada pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone.

A audiência pública tem como objetivo promover o debate e obter subsídios para a construção de recomendações para o enfrentamento desta problemática no Estado do Tocantins.
Às 14h, Preto Zezé falará sobre a experiência ao enfrentamento do crack na cidade de Fortaleza (CE). Ainda na programação será exibido o documentário Selva de Pedra – A Fortaleza Noiada, produzido pela CUFA-CE.
“O crack vem exterminando jovens no país inteiro e aqui no Tocantins a situação não é diferente, vamos participar desta audiência porque acreditamos que juntos, sociedade civil e poder público, podem e devem encontrar soluções para enfretamento ao uso do crack”, ressaltou o coordenador da CUFA no Tocantins, Nélio Lopes.

Preto Zezé
Francisco José Pereira de Lima, o Preto Zezé, é presidente da CUFA Brasil, produtor cultural, educador, é também idealizador dos projetos *Se Liga: o Som do Hip-Hop* (com o grupo Comunidade da Rima, no ar ao vivo pela Universitária FM 107.9 desde 1999), *Ronda Cultural* (parceria com secretarias estaduais de Cultura e Segurança Pública, *Selva de Pedra - A Fortaleza Noiada* , documentário em DVD lançado em dezembro de 2009 e livro em fase de finalização.


Confira abaixo programação da Audiência Pública
Data: 11 de maio de 2011, quarta-feira

Horário: 8h30min

Local: Assembléia Legislativa - Palmas-TO

8:30h - Recepção, Inscrição e entrega de material
8:40- Abertura
9:00h - Panorâmica sobre as drogas com enfoque no Crack: um olharinterdisciplinarPalestrante: Jorge Barbosa da Silva. Farmacêutico bioquímico. Mestre emPrograma de Prevenção ao uso de drogas. Florianópolis - SC
10:50h - Intervalo
11:00h - Enfrentamento do Crack no Estado do Tocantins: Governo doEstado, Ministério Público, Defensoria Pública, Assembléia Legislativa, Tribunalde Justiça,Organização da Sociedade Civil que atua na área e Rede de JovensProtagonistas de Palmas
12:00h – Intervalo para Almoço
14:00 - Enfrentamento do Crack: a experiência de Fortaleza - CE – Palestrante:Preto Zezé – Presidente da CUFA Brasil
15:30 h – Propostas e encaminhamentos da Audiência Pública
18:00 h – Exibição do Filme/documentário “Fortaleza Noiada”

Sobre o Documentário Selva de Pedra – A Fortaleza Noiada

O documentário produzido em 2009 pela CUFA-CE tem duração de 45 minutos e aborda a questão do consumo de crack na Capital cearense.
Há cerca de 10 anos o crack chegou a Fortaleza, conquistando novos consumidores em todos os setores sociais e faixas etárias. Diversas questões sociais estão associadas ao uso de crack. A CUFA-CE buscou levantar esse debate, a partir da produção de um documentário.
Dirigido por Preto Zezé e Edmar jr., o documentário mergulha no circuito que envolve, igualmente, o lado mais underground e o lado mais elitizado da cidade, delineando uma cartografia das zonas atingidas pela droga e a estrutura do mercado que as envolve, as pessoas que dele participam, seus códigos e leis internas. A intenção é favorecer a análise desta realidade, tornada um complexo problema inclusive por sua associação com a escalada da violência -- infelizmente uma situação que também se apresenta, em sua crueza, nos centros urbanos de todo o País.
São parceiros no apoio ao projeto Selva de Pedra - A Fortaleza Noiada* a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Governo do Estado do Ceará, a COELCE-Cia. Energética do Ceará e o BNB-Banco do Nordeste do Brasil.



(Flávia Quirino, com informações do CEDECA e CUFA-CE)

domingo, 8 de maio de 2011

I Encontro Estadual das Periferias

Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul – CUFA RS reúne lideranças, ativistas e militantes sociais para falar de futuro!



No dia 29 de maio de 2011 a CUFA RS irá reunir, em Porto Alegre, representantes de periferias de todo o Estado gaúcho e lideranças em geral no I Encontro Estadual das Periferias. O objetivo é debater e propor ações de políticas públicas dentro dos temas: política, cultura, sustentabilidade e esportes.

O evento acontece no Auditório Dante Barone, na Assembléia Legislativa, e durante todo o dia serão discutidos temas como a relação das favelas com os diferentes agentes políticos e poder público; como trabalhar a “cultura” de viver na favela e as novas formas de lidar com o mundo à sua volta; a sustentabilidade do desenvolvimento social das favelas e inclusão e perspectivas das comunidades para o esporte.

Todas as instituições e movimentos sociais estão sendo convidados para este grande momento onde iremos discutir e elaborar proposta de ações e políticas públicas calçadas nos interesses das comunidades e focadas no desenvolvimento social e humano. O material produzido será divulgado e disponibilizado a todos que queiram apoiar e fazer com que essas propostas saiam do papel.

Serviço

O quê? I Encontro Estadual das Periferias

Quando? 29 de maio, domingo.

Onde? Auditório Dante Barone, Assembléia Legislativa, Porto Alegre.

Horário? 8h às 12h e 14h às 18h.

Entrada gratuita


Mais informações: cufa4@portoweb.com.br