sábado, 30 de outubro de 2010

INAUGURAÇÃO DO CAMPUS PORTO COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE LULA

QUINTA-FEIRA DIA 21 DE OUTUBRO HISTÓRICAMENTE O PRESIDENTE LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA VISITA A CIDADE DE PELOTAS.

COM A AGENDA MARCADA PARA ÀS 15:30 NAS DEPENDÊNCIAS DO CAMPUS PORTO DA UFPEL QUE ESTÁ COM A OBRA QUASE CONCLUÍDA, AS MARGENS DO CANAL SÃO GONÇALO A TARDE FOI DE MUITA ALEGRIA POR PARTE DOS MORADORES DOS BAIRROS VIZINHOS E DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, ESPORTIVAS, CULTURAIS E EDUCACIONAIS DA REGIÃO QUE FAZEM PARTE E SÃO PARCEIRAS DENTRO DO PROGRAMA VIZINHANÇA QUE JÁ ESTA CUMPRINDO SEU PAPEL DE FAZER ESTA INTERLOCUÇÃO COM OS MORADORES E JÁ TEM PROJETOS SENDO DESENVOLVIDOS, MAS O GRANDE LEGADO  EDUCACIONAL QUE ESTE MOMENTO DEIXA É QUE É, O MAIS IMPORTANTE POIS, MUITOS JOVENS JÁ PODEM PENSAR COM ESTA REALIDADE DE ENTRAR EM UMA FACULDADE POR SER UM LOCAL QUE ESTÁ PRÓXIMO DELES E QUE TODOS OS PROJETOS DESENVOLVIDOS ATRAVÉS DESTA PARCERIA COM AS ENTIDADES JÁ TEM ESTE ENCAMINHAMENTO DE REALMENTE FAZER COM QUE A POPULAÇÃO SE SINTA PARTE DESSE PROCESSO QUE É UMA INICIATIVA QUE NÃO SE ACABA COM A INAUGURAÇÃO E SIM É UM PROJETO A MÉDIO E LONGO PRAZO QUE QUALIFICARÁ O CENÁRIO URBANO  DA REGIÃO E O CAPITAL HUMANO COM MUITA INTELECTUALIDADE, TÉCNICA E CONHECIMENTO QUE A UNIVERSIDADE PODE PROPORCIONAR. 

LULA RECEBE CAMISETA DA CUFA DE SANDRO MESQUITA
NA OCASIÃO  SANDRO MESQUITA COOREDNADOR CULTURA DA CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS DE PELOTAS QUE É  PARCEIRA DA UNIVERSIDADE ENTREGOU AO PRESIDENTE A CAMISETA DE UM DOS PROJETOS  DE NÍVEL NACIONAL DA ENTIDADE E DISSE:" É UM IMPORTANTE PASSO PARA NOSSA REGIÃO ESTA INAUGURAÇÃO, POIS REVITALIZA NOSSA ÁREA URBANA , ARQUITETÔNICA, CULTURAL, ESPORTIVA E TÉCNICA DENTRO DO CAMPO DO CONHECIMENTO QUE É PARA MIM O MAIOR CAPITAL QUE PODEMOS DEIXAR OU PROPORCIONAR PARA AS FUTURAS BEM PRESENTES GERAÇÕES" FINALIZA.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010


Neste Sábado 23 de outubro, a CUFA em Parceria com a UPP e a secretaria de ação Social lançou a nova fase do Projeto Mão na Cabeça com aula inaugural de Cacá Diegues. Na fase anterior, os policiais foram introduzidos em oficinas que oferecemos. Nesta fase selecionamos novos jovens de diversas áreas da cidade, não apenas de favelas como é a tradição de nossa instituição, pois, entendemos que todos devem estar unidos intuito de promover uma integração entre sociedade civil e policiais da UPP.  Ou seja , um projeto e um problema da Cidade .  Os coordenadores  Rafael Dragaud e Ivana Bentes estavam presentes.

A aula aconteceu na Sede da UPP. 

·         A UFRJ certificará o curso




A expressão “Mão na cabeça” é um sinônimo de rendição. Seja por parte dos policiais ou por parte daqueles que subvertem a lei. A frase já foi por muitas vezes objeto de humilhação a jovens moradores de favelas ao serem abordados assim como muitas vezes utilizadas para infringir a lei. Parte desses infratores encontram-se inclusive privados de suas liberdades, no sistema carcerário por conta desses atos.

O projeto é uma parceria entre a Central Única das Favelas -CUFA, a Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de De Esado de Assistência Social,e Escola de Comunicação da UFRJ-ECO , com apoio da coordenadoria de Juventude do Estado do Rio.



O projeto emerge da necessidade de que possamos ressignificar os territórios, onde, atuam Jovens da CUFA e policiais militares da UPP(Unidade de Polícia Pacificadora), refletir sobre a humanização do policiamento junto às comunidades. Para isso, serão usadas usaremos diversas linguagens, cuja estética garante a aproximação e um olhar para a mesma direção de todos os envolvidos, são elas aulas de break, DJ, skate, basquete de rua, rap, graffiti e audiovisual.




FONTE: SITE CUFA BARSIL