sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Investimentos em Educação prometem qualificar setor, Mais de R$ 2 milhões serão investidos em projeto de melhoria nos indicadores da Educação



Segundo prefeito, investir na educação é um dos eixos centrais no Plano Estratégico (Foto: Kamilla Alves - Especial DP)
Segundo prefeito, investir na educação é um dos eixos centrais no Plano Estratégico (Foto: Kamilla Alves - Especial DP)
Mesmo ocupando o posto de oitava maior economia do Estado, conforme dados da Federação de Economia e Estatística (FEE), Pelotas ainda apresenta baixo desempenho no que diz respeito à educação. No Ensino Infantil, o município está em 33º lugar no Rio Grande do Sul, enquanto os anos finais do Fundamental estão em 37º conforme avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado em 2011. Pensando em mudar essa realidade, o governo municipal assinou nesta sexta-feira (7) um contrato com o grupo de consultoria Falconi para a melhoria dos indicadores da educação municipal.
A ideia é planejar e pôr em prática até o fim do ano ações voltadas aos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental para que Pelotas avance no ranking do Ideb no Estado. Para isso, serão investidos mais de R$ 2 milhões no desenvolvimento e na aplicação de metas para as escolas que deverão ganhar um modelo de gestão e planos de ação para alcançar os resultados pretendidos. A primeira meta é elevar o Ideb dos anos iniciais dos atuais 4,5 para 5,4 já em 2014. Nos anos finais, o objetivo é sair dos 3,4 e chegar a 4,0 também esse ano. As melhorias terão impacto a médio e longo prazo e até 2017 os índices dos anos iniciais devem alcançar os 7,8 e os 5,6 nos anos finais.
Segundo o prefeito Eduardo Leite (PSDB) investir na educação é um dos eixos centrais no Plano Estratégico apresentado na última semana pela prefeitura. “A evolução na qualidade de ensino irá promover a melhora nos índices sociais e econômicos e é condição essencial para o desenvolvimento da cidade.” Sobre a escolha da empresa Falconi para o projeto, Leite afirmou não ter sido preciso licitação, pois a contratada é reconhecida em várias esferas de poder como uma das melhores no ramo de consultoria, prestando serviços aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em vários municípios do país.
O diretor-presidente da Falconi, Mateus Bandeira, informou já ter dado consultoria a outras cidades na área de educação. Alagoas, Pernambuco, Rondônia, Ceará e Rio de Janeiro já contrataram os serviços da entidade. O consultor líder da Falconi, Alexandre Ribas, garantiu que durante um ano uma equipe da agência percorrerá as escolas pelotenses fazendo um diagnóstico de necessidades e capacitando os diretores e professores envolvidos na gestão dos educandários. Hoje, o município possui 91 escolas municipais, divididas em Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio.
Além disso, as 20 instituições mais problemáticas da rede pública pelotense receberão uma atenção mais profunda, tendo em vista a dimensão dos problemas enfrentados. “Vamos acompanhar todas, mas algumas terão especial atenção devido às fragilidades que apresentam.” Além do prefeito, participaram da assinatura do contrato o secretário de Educação e Desporto, Gilberto Garcias, a vice-prefeita, Paula Mascarenhas (PPS), e representantes da Falconi Consultores de Resultado.