sábado, 21 de maio de 2011

No dia da Libertação da África, Entidade das Nações Unidas participa em Alagoas do “Ígbà- III Seminário Afro-Alagoano.

Arísia Barros

No dia da Libertação da África, Entidade das Nações Unidas participa em Alagoas do “Ígbà- III Seminário Afro-Alagoano.
A ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres foi criada no dia 2 de julho de 2010 pela Assembléia Geral da ONU, tendo como objetivo atender as necessidades e demandas das mulheres e meninas do mundo inteiro.
Segundo o secretário-geral adjunto Asha-Rose Migiro, com a criação da nova entidade a proposta é avançar em conjunto nos esforços para alcançar os objetivos de igualdade, desenvolvimento e paz para atender as necessidades e demandas das mulheres e meninas do mundo inteiro.
"Mulheres da ONU vai aumentar significativamente os esforços da ONU para promover a igualdade de gênero, expandir as oportunidades e combater a discriminação em todo o mundo", Secretário Geral da ONU Ban Ki-moon, disse.
Diplomatas da ONU disseram que as negociações sobre a criação da ONU Mulher levou quatro anos devido a desacordos entre países ocidentais e alguns países em desenvolvimento. A ONU Mulheres unifica quatro divisões existentes das Nações Unidas que tratam de questões das mulheres.
Dia 25 de maio, dia intitulado como Dia da Libertação da África e Dia da Indústria, Ana Carolina Querino- Coordenadora de Direitos Econômicos da ONU Mulheres, estará em Alagoas participando do “Ígbà- III Seminário Afro-Alagoano: “A ONU Mulheres e a Equidade de Gênero”, para promover o lançamento da coletânea audiovisual “Mulheres no Cone Sul”.
O Ígbà-III Seminário Afro-Alagoano realização do Projeto Raízes de Áfricas conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e da Polícia Civil do estado de Alagoas.
Ana Carolina Querino terá, também, como missão em Alagoas reunir-se com lideranças empresariais, visando à divulgação dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, propostos pelo UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) e pelo Pacto Global das Nações Unidas.
Iniciativa Pioneira
Em curso desde 2004, os Princípios de Empoderamento das Mulheres são considerados a maior iniciativa global de cidadania corporativa e contam com a adesão de 7 mil empresas em mais de 135 países. Tem como objetivo proporcionar condições para que as mulheres participem plenamente da vida econômica em todos os setores e níveis da atividade econômica. Visa também atingir os objetivos internacionalmente acordados para o desenvolvimento, a sustentabilidade e os direitos humanos, melhorar as condições de vida para as mulheres, homens, famílias e comunidades e impulsionar as operações e metas dos negócios.
O Ígbà- III Seminário Afro-Alagoano acontece dia 25 de maio, das 08 às 16 horas, na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, com certificação de 10 horas.
A inscrição é grátis e para solicitá-la é preciso escrever para o e-mail raizesdeafricas@gmail.com.

Serviço: Ígbà- III Seminário Afro-Alagoano
Data: 25 de maio
Horário: 08 às 16 horas.
Local: Federação das Indústrias do Estado de Alagoas
Avenida Fernandes Lima, 385 Casa da Indústria,
Informações: (82)8815-5794/8827-3656
Programação
08h00- Abertura oficial
08h30- Composição de Mesa
8h40-Apresentação afro artística
9h00- Lançamento da coletânea audiovisual “Mulheres no Cone Sul”.
Ana Carolina Querino- Coordenadora de Direitos Econômicos da ONU Mulheres
Exibição de uma reportagem da série “Direitos econômicos para as mulheres
11h00- Debate
12h00- Pausa para almoço
14h00- Palestra:
O impacto do racismo e da violência sexual na construção identitária das meninas.
15h00- Socializando os Princípios de Empoderamento das Mulheres
Ana Carolina Querino- Coordenadora de Direitos Econômicos da ONU Mulheres
15h30- Debate
16h00- Encerramento

terça-feira, 17 de maio de 2011

Novidades do I Encontro de Periferias

Com nova data mais a mesma mobilização, o I Encontro Estadual de Periferias começa a apresentar seus palestrantes.
Adicionar legenda


Para melhor atender as entidades interessadas e oportunizar que mais pessoas possam participar desse grande momento de união de forças, a CUFA RS mudou a data do I Encontro Estadual de Periferias que seria dia 29 de maio. A nova data é dia 03 de Julho, domingo, mantendo o mesmo local e a mesma programação.

Com o apoio da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, o encontro vai abordar os temas: política, cultura, sustentabilidade e esporte. Como as periferias estão se relacionando com o poder público e a política, de que forma estão desenvolvendo sua sustentabilidade local preservando sua “cultura” ou não e um assunto que vai alimentar muitas discussões neste e nos próximos quatro anos que é o impacto da realização da Copa do Mundo no Rio Grande do Sul.

Iniciando os preparativos para o Encontro, a CUFA RS começa a apresentar os palestrantes que contribuirão para os debates e para a formulação das propostas de políticas públicas para as questões relacionadas às periferias.

Para falar sobre algumas realidades das periferias, contaremos com os palestrantes Preto Zezé, Presidente Nacional da CUFA, e o raper Linha Dura, Coordenador Estadual da CUFA Mato Grasso. Saiba mais sobre eles:
Linha Dura




Paulo Fagner da Silva Ávila, comumente chamado por Linha Dura, é Rapper Cuiabano engajado em movimento social e militante do Movimento Hip-Hop, desde o ano de 1996.

Tem grande atuação em projetos sociais em Mato Grosso através da CUFA – Central Única das Favelas e vem estimulando ações sociais em Goiânia, Brasília, Mato Grosso do Sul e outras regiões fora do eixo. Sua bandeira é atuação social por meio do Hip Hop. Já realizou shows e dividiu palco com grupo paulista SNJ, Apocalipse 16, Racionais MC’s, MV Bill, Nega Gizza entre outros.

Tem sob sua coordenação no Mato Grosso, entre outros projetos, o Projeto Pixaim, dentro do Núcleo Maria Maria que trabalha a auto estima das mulheres negras bem como constrói possibilidades de geração de renda com produção de camisas, artesanato, livros e produção de eventos.

Ele estará na mesa sobre cultura.

Preto Zezé




Francisco José Pereira de Lima ou Preto Zezé é Presidente da CUFA Brasil, produtor cultural, educador e foi membro do Conselho Nacional de Juventude por dois anos. Foi o idealizador dos projetos Se Liga: o Som do Hip-Hop (com o grupo Comunidade da Rima, no ar ao vivo pela Universitária FM 107.9 desde 1999), Ronda Cultural (parceria com secretarias estaduais de Cultura e Segurança Pública), Selva de Pedra - A Fortaleza Noiada (documentário em DVD lançado em 01/dez/09 e livro em finalização), e da Rede Aliança Social contra o Crack junto a órgãos e entidades parceiras.

Atualmente está engajado na luta contra o crack, articulando políticas públicas, fazendo a ponte entre Ministérios e comunidades em todo o Brasil. Para o Encontro ele traz suas experiências na mesa de política.


Continue acompanhando os preparativos para o I Encontro Estadual de Periferias. Para fazer sua inscrição antecipada entre em contato pelo e-mail cufa4@portoweb.com.br e solicite a ficha de inscrição. Daí é só preencher e enviar para o mesmo e-mail.

Não fique de fora.

I Encontro Estadual de Periferias

CUFA RS


Náthaly Weber - Coordenadora Geral

Núcleo de Comunicação CUFA RS

Relações Públicas

Twitter: @_weber skype: nathaly.weber

msn: nathalybavaresco@hotmail.com

(51) 8513-5771

www.cufars.org.br