sexta-feira, 30 de junho de 2017

Cufa recebe representante da SQA para continuação do projeto.



A tarde de quarta feira 28 serviu para que representantes da Cufa-RS Pelotas e da Secretária de Qualidade Ambiental (SQA) se reunissem, para pensar estratégias de arborização e qualificação do meio ambiente no bairro Navegantes e adjacentes. É a continuação de uma ação desenvolvida a poucos dias no campo do São Jorge quando 50 mudas de ipês forma plantadas trazendo alegria e qualidade de vida ao local em um pedido protocolado pela Central junto a SQA.
Na reunião tivemos as presenças do Coordenador da Cufa Edson Mesquita, Sandro que atende a parte cultural da Entidade e o representante da Secretária do setor de Educação Ambiental João Carlos de Oliveira dos Santos.
A Cufa propôs ao representante da SQA que ela possibilite uma formação em Educação Ambiental a outros lideres comunitários ministrada por um técnico da secretária e um mapeamento de quantidade de árvores per capita nos Navegantes 1, 2, e 3 como um projeto piloto para depois poder ser levado a outras favelas da cidade, uma vez que há uma necessidade do aumento das áreas verdes na cidade.
João levara como demanda para o Secretário Felipe, mas já adianta a possibilidade real do projeto acontecer por ser uma necessidade mundial desde a criação da Agenda 21.

 Agenda XXI

O que é Agenda 21?
A Agenda 21 é um documento aprovado na Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92), que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992 e obteve a adesão de 178 países.
Com 40 capítulos, o documento tratou de preparar ações para o século 21, com vistas a reverter o quadro de degradação ambiental das décadas finais do século 20. Para tanto, a Agenda 21 considera o desenvolvimento sustentável como a harmonia entre crescimento econômico, proteção ambiental e inclusão social, por meio da identificação de bases para ações, objetivos, atividades e meios de implementação. 

terça-feira, 27 de junho de 2017

Central Única das Favelas visita Promotoria Pública

Em visita a Promotoria Pública, Edson Mesquita Coordenador da entidade, continua a apresentação a algumas instituições, do livro “A luta de Denis de Manoel Soares e Paulo Daniel” foi a vez da promotora da infância e da juventude Luciara Robi da Silveira .
A intenção é a criação de parcerias para o desenvolvimento de projetos e ações de prevenção ao uso e abuso de drogas.
Foi explanado todo o trabalho desenvolvido pela CUFA RS, desde o primeiro livro "O Escudeiro da luz", o projeto Giro Preventivo, Com também a pesquisa executada pela CUFA-RS Pelotas em 2007 que deu subsídio pra fomentar alguns debates e ações locais. 

A Promotora em contra partida demonstrou interesse na visita e falou em retomar o projeto Fórum permanente de Prevenção realizado pela Promotoria e entidades parceiras que debatem estratégias e os próprios desafios do tema, entre os quais, a efetivação do inciso III, do artigo 81 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que diz respeito a prevenção.
Tanto a CUFA-RS Pelotas, como a Promotoria veem nas Escolas de Ensino Fundamental como as de Educação Infantil um "grande campo fértil" para desenvolvimento de projetos e ações como este.