quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Exposição Arquivo Negro no CRAS São Gonçalo


Na manhã de hoje estiveram reunidos no CRAS São Gonçalo representantes da instituição, Gabriela coordenadora da casa, Nidia Bueno educadora social, e o empreendedor social e coordenador da CUFA-Pelotas Edson Mesquita.
Uma das pautas era acertar a data da exposição Arquivo Negro uma ação de Sandro Mesquita que é coordenador cultural da Cufa e terá sua data inicial no dia 12/12/2019 podendo permanecer até dia 24/12.
A exposição no CRAS, faz parte ainda da semana da consciência negra, atividade proposta pelo Conselho Municipal de participação e desenvolvimento da comunidade negra de Pelotas, representado pelo professor Fábio Gonçalves, Sec. De Cultura no depto. De ações populares representada pela Helenira Brasil e Prefeitura Municipal de Pelotas representada pela secretária de governo Clotilde Victória.
Enquanto acontecerá a exposição, haverá reuniões para pensar as possibilidades de desenvolvimento de atividades e projetos durante as férias, propostas pela central através de sua coordenadora de projetos Virginia Borges, ao pessoal que frequenta o CRAS.

Sobre a exposição:
Exposição dos 30 ANOS de arquivos registrados sobre a História, Política e Cultura Negra em Pelotas.

Acervo: Sandro "Anjo DB" Mesquita

A exposição busca mostrar através de matérias de jornais, que abrangem os anos de 1994 até hoje, a caminhada do segmento negro de Pelotas no seu fazer político, social e cultural;

Neste sentido a mostra anda pelos caminhos da construção do "Movimento Hip Hop" em Pelotas, passando pelos depoimentos dos militantes negros deste período.