sexta-feira, 14 de maio de 2010

Teatro Projeto Quilombo faz primeira apresentação no Navegantes

Por: Aline Santos/fotos:Paulo Rossialine@diariopopular.com.br
O projeto Quilombo, Teatro às Favelas, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), fez sua primeira apresentação cênica nesta quinta-feira (13) no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) na comunidade do Navegantes II. Criado há um mês e meio, pelo professor do Curso de Teatro da UFPel e coordenador do projeto, Paulo Gaiger, o projeto desenvolvido juntamente por nove acadêmicos do curso objetiva, além de inserir crianças e adolescentes no mundo do teatro, formar e educar cidadãos. O Quilombo iniciou como piloto no Navegantes, por sugestão da Central Única das Favelas (Cufa) base Pelotas-RS, e faz parte do Programa Vizinhança da Pré-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel.

Com dois encontros semanais as 60 crianças participantes do grupo, com idade de dez a 16 anos, fazem exercícios de teatro e aprendem a improvisar. De acordo com Paulo, é nessa faixa etária que os jovens estão em situação de vulnerabilidade. 

Outra novidade visa agregar ao projeto o cinema na comunidade do Navegantes II. Com o apoio da UFPel, todas as últimas sextas-feiras do mês o CRAS realizará uma sessão. A estréia tem data marcada para o dia 28 de maio. Além da UFPel o projeto também conta com o apoio do CRAS e da Escola Nossa Senhora dos Navegantes, que fornecem o espaço para as aulas.